Sistemas de equações lineares com exatamente três soluções... será que existem?!
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Os sistemas de equações lineares têm uma importância fundamental tanto dentro da própria disciplina de matemática como no apoio a outras ciências, pois diversos problemas requerem a discussão e resolução de sistemas de equações lineares. Essa relevância é reafirmada pela sua presença nos programas oficiais de Matemática a partir do terceiro ciclo do ensino básico e pelo aprofundamento do tema em diversos cursos de Licenciatura do ensino superior, como é o caso dos cursos de Engenharia ao incluírem unidades curriculares de Álgebra Linear ou similares.
Porém, a partir de diversos trabalhos de investigação, pode-se concluir que existem várias dificuldades relacionadas com a aprendizagem dos sistemas de equações lineares nos diferentes níveis de ensino e que, inclusivamente, para muitos estudantes, a solução de um sistema de equações lineares encontra-se destituída de significado.
Partindo do pressuposto de que conhecer os erros e dificuldades dos alunos é uma mais valia para o professor, pois desta forma pode programar tarefas que visem essas dificuldades e que contribuam para uma discussão e reflexão sobre os erros, realizou-se uma análise dos raciocínios utilizados por estudantes do ensino superior, que estavam a frequentar uma unidade curricular de Álgebra Linear, na resolução de questões envolvendo sistemas de equações lineares.
Nesta comunicação pretende-se retratar algumas das dificuldades identificadas nesse estudo e fazer algumas reflexões sobre o ensino desta temática.