EGID3: conceções dos estudantes sobre o processo de avaliação Conference Paper uri icon

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  • O projeto “EGID3: ensino da geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios” tem como um dos principais objetivos identificar conceções de estudantes sobre a Geometria e o seu ensino. A recolha de dados foi realizada através de questionários, recorrendo-se à análise de conteúdo para tratar os dados obtidos. O projeto foi desenvolvido na unidade curricular (UC) de Geometria, numa turma de futuros professores, e tem características de investigação sobre a própria prática profissional. Na fase de averiguação das conceções, verificou-se que, sobre estratégias/metodologias de ensino, os estudantes apontaram a importância da utilização de estratégias passíveis de aplicar em sala de aula, bem como aludiram a aulas práticas, realização de exercícios, aulas expositivas e associação de aulas expositivas com outras estratégias/metodologias de ensino. Neste artigo, além da contextualização e fundamentação do estudo, pretendemos apresentar as conceções dos estudantes no respeitante ao processo de avaliação a seguir na UC, concretamente: Que avaliação é perspetivada pelos estudantes? Em momentos de avaliação, que questões consideram ser pertinentes?, em articulação com as conceções sobre estratégias/metodologias de ensino que serão também explicitadas. Destaca-se que testes sumativos, trabalho de grupo, trabalhos com ligação à prática futura e avaliação contínua são algumas das perspetivas dos estudantes face a este processo de avaliação. As questões de escolha múltipla, resposta curta, com envolvimento de cálculos, práticas e teóricas surgem nas respostas dos estudantes. Estes resultados estão em sintonia com as estratégias/metodologias de ensino, sendo visível o foco numa perspetiva de avaliação das aprendizagens em detrimento da avaliação para as aprendizagens
  • Project “EGID3: teaching geometry, investing in diagnostic, difficulties and challenges” has as one of its main goals identifying student's conceptions about Geometry and its teaching. Data collection was carried out through questionnaires, content analysis having been used to handle gathered data. The project was carried out within the curricular unit (UC) of Geometry, in a class of future teachers, and presents characteristics of an investigation on self-professional practice investigation. In the stage of inquiry about conceptions it was observed that regarding teaching strategies/methodologies students have pointed the importance of using strategies which are available for classroom usage, as well as to practical classes, performing exercises, lectures and associating lectures with other teaching strategies/methodologies. In this paper, apart from framing and grounding the study, we wish to present the conceptions of students regarding the process of evaluation to be carried out within the CU, namely: which evaluation is envisaged by the students, which question do they deem to be significant? In articulation with the conceptions named and which will be detailed. It is to be noted that in summative tests, group work, works connecting to future practice and continuous evaluation are some of the student’s perspectives regarding this evaluation process. Multiple choice questions short answers, involving calculations, practical and theoretical appear in students’ answers. These results are in accordance with teaching strategies/methodologies and materials/resources used the focus on a perspective on the evaluation of learning in at the expense of evaluation for learning is to be remarked.

publication date

  • January 1, 2020