Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria Conference Paper uri icon

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  • O projeto MathE envolve a colaboração entre várias instituições europeias, sendo o Instituto Politécnico de Bragança uma delas. Tem como objetivo principal melhorar as competências em matemática no ensino superior, essencialmente através da disponibilização de recursos pedagógicos na plataforma MathE (mathe.pixel-online.org). Esta plataforma é uma ferramenta online que pode ser utilizada por estudantes e professores. Os estudantes têm acesso a diversos recursos pedagógicos disponíveis gratuitamente, tais como vídeos e documentos, com informação sobre temas específicos e testes de autoavaliação com perguntas de escolha múltipla. A variedade de recursos disponibilizados contribui para tornar os estudantes mais autónomos, permitindo-lhes diagnosticar, melhorar e aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. Ao professor permite a utilização de ferramentas educacionais digitais e recursos para a avaliação do progresso dos conhecimentos dos alunos, bem como a discussão com outros professores e investigadores sobre práticas no ensino da matemática. De entre os quinze domínios matemáticos que a plataforma abrange, e dada a nossa forte ligação profissional à formação de educadores de infância e de professores da educação básica, temos dedicado uma atenção particular ao domínio da Matemática elementar, subtópico Geometria elementar. Neste texto, além de contextualizar o projeto, pretende-se refletir sobre as questões propostas para resolução e avaliação apresentadas em Geometria elementar, bem como sobre os materiais de apoio (Teaching Materials) concebidos para ajudar a colmatar dificuldades de aprendizagem e a valorizar uma melhor compreensão dos conceitos ou procedimentos matemáticos envolvidos.
  • O projeto “EGID3: ensino da geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios” foi desenvolvido no contexto da unidade curricular de Geometria da Licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior portuguesa e teve como aspetos centrais a averiguação das perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino, o diagnóstico das suas dificuldades em conceitos geométricos específicos, a valorização de um ensino do tipo exploratório, a análise dos raciocínios utilizados na resolução das tarefas e a averiguação das aprendizagens dos estudantes em geometria. Este texto é dedicado aos seus conhecimentos prévios em conceitos geométricos específicos, nomeadamente os relacionados com tipos de quadriláteros, tipos de triângulos e (im)possibilidade de construção de um triângulo. Para o efeito, a recolha de dados realizou-se com base num questionário constituído por questões de natureza aberta, envolvendo conceitos e procedimentos geométricos que os estudantes abordaram ao longo da sua educação básica e que, como futuros professores, irão trabalhar com os seus alunos. A análise de conteúdo às respostas dadas revelou que os estudantes trazem alguma recordação da classificação de triângulos quanto à amplitude dos ângulos e quanto ao comprimento dos lados, mas adiantam poucas justificações. Além disso, associam a possibilidade de construção de um triângulo esencialmente à existência de três lados. Sobre a identificação de quadriláteros os estudantes nomeiam alguns deles, mas não explicitam as suas características.

publication date

  • January 1, 2021