Resolução de uma tarefa de proporcionalidade por futuros professores dos primeiros anos Conference Paper uri icon

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  • Nesta investigação estuda-se a exploração de uma tarefa de proporcionalidade direta por futuros professores dos primeiros anos escolares, mais especificamente analisam-se as respostas dadas e as estratégias desenvolvidas por esses futuros professores. No estudo participaram 31 estudantes que frequentavam o 1.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do norte de Portugal. Os estudantes resolveram várias tarefas, em contexto de sala de aula, envolvendo situações de proporcionalidade direta e de não proporcionalidade, das quais iremos apresentar aqui apenas uma sobre a proporcionalidade direta. Nessa tarefa trata-se de produzir uma mistura conhecida a razão de café e cevada usada, sendo os estudantes inquiridos sobre a determinação de quantidades desses produtos conhecidas as quantidades de outros. Em termos de resultados, verificou-se que, na globalidade dos itens da tarefa, se obteve à volta de 50% de respostas corretas, tendo sido mais difícil para os estudantes determinar uma quantidade conhecida a quantidade de mistura do que determinar uma quantidade de mistura conhecida outra quantidade. Já as estratégias subjacentes às respostas dos estudantes foram diversificadas, salientando-se, em termos da frequência de uso, o recurso à estratégia regra de três simples, à estratégia aditiva e à estratégia mistura. Comparativamente com as outras estratégias, a regra de três simples foi muito mais usada pelos estudantes e conduziu quase sempre a respostas corretas, enquanto a estratégia aditiva e de mistura conduziram sempre a respostas incorretas.

publication date

  • January 1, 2020