Comentários escritos produzidos pelos alunos na aula de matemática: um estudo no ensino básico
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abstract
In the context of the master final report in Teaching in the 1st and
2nd basic education cycles, it was developed an exploratory study focused on
students’ written communication abilities in the classroom, involving all the
disciplinary areas of the professional internship. The purpose of the study
was to identify and analyze aspects of students' ability to comment, in written
form, work produced in groups by their colleagues and elaborated in the form
of gallery or logbook. This paper presents the part of the study focused on the
area of mathematics. The research follows a qualitative and interpretative
approach, involving the students of two classes, one of the 1st cycle and the
other of the 2nd cycle. Data collection was done through the comments
written by each group of students about the presentations made by
colleagues. Data analysis was based on four previously defined dimensions
(clarity, reasoning, logic, depth) and three levels of performance (low,
medium, high). The analysis of students' written comments points to better
performances in both clarity and logic and to greater difficulties in both
reasoning and depth, especially in the justifications and arguments to support
their ideas and in the references to the mathematical topics worked.
No âmbito do relatório final de estágio do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, foi desenvolvido um estudo exploratório centrado na capacidade de comunicação escrita dos alunos em sala de aula, envolvendo todas as áreas disciplinares do estágio profissional. O estudo teve o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, trabalhos produzidos em grupo pelos colegas, sob a forma de galeria ou de diário de bordo. Este texto foca-se apenas na parte do estudo relacionada com a área da matemática. A investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo os alunos de duas turmas, uma do 1.º ciclo e outra do 2.º ciclo. A recolha de dados foi feita através dos comentários escritos por cada grupo de alunos aos trabalhos apresentados pelos colegas. A análise dos dados baseou-se em quatro dimensões definidas previamente (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) e em três níveis de desempenho (baixo, médio, elevado). Globalmente, a análise dos comentários escritos dos alunos aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em fundamentação e em profundidade, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios e nas referências aos temas matemáticos trabalhados.