O que está a mudar no conhecimento profissional?
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
Um dos objectivos principais do PFCM, Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, é a melhoria do conhecimento matemático e profissional dos professores e, consequentemente, a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos.
Enquanto formadores, e a partir do desenvolvimento das práticas lectivas dos professores participantes, temos verificado, em muitas salas de aula, uma crescente valorização de aspectos essenciais para um processo de ensino e aprendizagem de (mais) qualidade. Por exemplo, muitos professores têm dado uma maior importância à natureza das tarefas matemáticas a propor aos alunos, ao aproveitamento das produções dos alunos, à comunicação na sala de aula ou às ligações da teoria com a prática.
Nesta comunicação, pretendemos apresentar e discutir situações de aula que realçam e fundamentam a valorização desses diferentes aspectos, baseando-nos quer na observação da actividade da sala de aula quer nas reflexões efectuadas por professores participantes no PFCM.
Um dos objectivos principais do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (PFCM), em desenvolvimento há três anos, é a melhoria do conhecimento matemático e profissional dos professores e, consequentemente, a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos.
Neste texto, pretendemos apresentar e discutir situações que realçam e fundamentam a valorização de diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem — tipo e natureza das tarefas matemáticas, produções dos alunos, comunicação matemática, ligação da teoria com a prática — por parte dos professores participantes no PFCM, baseando-nos quer na nossa observação da actividade da sala de aula quer nas reflexões efectuadas pelos professores envolvidos.