Reflexão sobre a prática: o que e como reflete uma futura professora de matemática Conference Paper uri icon

abstract

  • Este texto apresenta aspetos do conteúdo das reflexões escritas por uma futura professora sobre uma experiência de ensino e aprendizagem em sala de aula. Esta experiência foi desenvolvida numa turma de matemática com dezanove alunos do 6.º ano de escolaridade, abordando uma unidade de ensino relacionada com tópicos estatísticos. A futura professora, assumindo características de ensino exploratório e de reflexão sobre a prática, propôs aos seus alunos um trabalho estatístico de natureza mais investigativa, que proporcionou uma organização e tratamento de dados apelando a diferentes modos de registo e representação da informação recolhida, como a construção de gráficos usando materiais de desenho ou um suporte digital. O estudo sobre as reflexões escritas foi orientado para a identificação do conteúdo em que incidiram as apreciações da futura professora. Começando com uma leitura flutuante do relato da experiência, foi evoluindo para leituras mais precisas e organizadas dos registos escritos, fazendo emergir sobre o que a futura professora refletia, que permitissem categorizar o respetivo conteúdo. A futura professora concentrou as suas reflexões escritas em diversas dimensões relevantes da prática letiva, revelando, por exemplo, as suas preocupações com a criação de contextos de aprendizagem estimulantes para os seus alunos, a relevância das práticas de avaliação dos desempenhos dos seus alunos, a diversificação dos modos de trabalho dos seus alunos, a importância do desenvolvimento de atitudes positivas relativamente à matemática ou a projeção do trabalho futuro a desenvolver.

publication date

  • January 1, 2019