Construindo o conhecimento didáctico: o caso do professor Tiago
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Esta comunicação discute aspectos do conhecimento profissional (e, em particular, do conhecimento didáctico) do professor de Matemática. Para isso, suporta-se num estudo (Pires, 2006) de natureza interpretativa desenvolvido ao longo de um ano lectivo em que se recorreu a entrevistas e observação de aulas e se valorizou uma permanente negociação de significados com os sujeitos envolvidos. Neste texto, apresentam-se alguns aspectos relacionados com um dos professores participantes, o professor Tiago.
Nos tempos de hoje, ser professor de Matemática envolve uma enorme exigência. De facto, o conhecimento profissional docente reveste-se de uma grande complexidade, estendendo-se por múltiplos domínios e dimensões (Ponte, 2005; Shulman, 1986). Em cada momento, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos conteúdos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve recorrer aos recursos educativos mais adequados, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve reflectir sobre as suas actuações docentes, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade…
Esta comunicação pretende discutir aspectos do conhecimento profissional (e, em particular, do conhecimento didáctico) de um professor (generalista) de Matemática, suportando-se num estudo que seguiu uma abordagem de natureza essencialmente interpretativa tomando por design o estudo de caso (Pires, 2006). A recolha de dados foi feita através da realização de entrevistas biográficas semi-estruturadas, da discussão de planificações e da observação de aulas, com análise documental e registo de notas descritivas, seguida da reflexão sobre o que se observou. A análise dos dados recorreu à análise de conteúdo e consequente categorização, envolvendo uma permanente negociação de significados com o professor participante.
Os resultados do estudo permitem destacar o carácter multidimensional do conhecimento profissional, indicando que a sua construção se vai ancorando nos campos educativo,
pedagógico e disciplinar (Matemática), e é moldada pela própria pessoa do professor.
Desta forma, sintetizando este conhecimento mais geral, o conhecimento didáctico resulta de um entrelaçar permanente e dinâmico do conhecimento do contexto educativo, do conhecimento pedagógico e do conhecimento da Matemática, e de uma adequação ao contexto particular de trabalho do professor. Este conhecimento didáctico está, então, relacionado com a compreensão do modo de organizar e apresentar a matéria aos alunos, resultando da intersecção de diversos domínios, incluindo: (i) o conhecimento da
Matemática enquanto disciplina escolar; (ii) o conhecimento dos alunos, suas necessidades, dificuldades ou concepções próprias; (iii) o conhecimento do currículo e programas; (iv) o
conhecimento dos materiais curriculares; e (v) o conhecimento do processo instrucional compreendendo a preparação, a condução e a avaliação da prática lectiva