Comunicação dos alunos na aula: um estudo centrado em comentários escritos Conference Paper uri icon

abstract

  • No contexto educativo, é fortemente reconhecida a importância dos processos comunicativos, quer orais quer escritos, na consolidação das aprendizagens dos alunos. Este texto apresenta aspetos de um estudo exploratório realizado no âmbito do Relatório final de estágio do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, envolvendo alunos dos dois ciclos de ensino nas diferentes áreas disciplinares. O estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, teve o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade de comunicação dos alunos, quando comentam, em grupo e por escrito, trabalhos de grupo produzidos pelos colegas. A recolha de dados foi feita através dos comentários escritos por cada grupo sobre os trabalhos apresentados pelos colegas. A análise de dados suportou-se em quatro dimensões da comunicação (clareza, fundamentação, lógica, profundidade), recorrendo a três níveis de desempenho (baixo, médio, elevado). Em termos gerais, a análise dos comentários escritos pelos alunos aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação. O estudo aponta, assim, para a importância de proporcionar momentos da aula de qualquer saber escolar que permitam aos alunos escrever sobre os seus pontos de vista ou raciocínios, tendo por base argumentos plausíveis.
  • No âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, o trabalho letivo desenvolvido no estágio profissional possibilitou uma análise reflexiva da diversidade de experiências de ensino e aprendizagem, apoiadas em métodos ativos e socioconstrutivistas do processo de ensino e de aprendizagem. Para além disso, toda a prática pedagógica foi acompanhada por uma componente investigativa centrada na capacidade de comunicação escrita dos alunos em sala de aula, que a dotou de maior intencionalidade e relevância. No contexto educativo, é fortemente reconhecida a importância dos processos comunicativos, quer orais quer escritos, na consolidação das aprendizagens dos alunos. Durante a prática pedagógica foi, então, possível proporcionar, experimentar e desenvolver estratégias e atividades em sala de aula que promovessem a discussão de ideias e, portanto, a comunicação. Assim, nesta comunicação propomo-nos apresentar e refletir sobre aspetos do trabalho desenvolvido, nomeadamente, os registados num estudo exploratório que envolveu os alunos dos dois ciclos de ensino e das quatro áreas disciplinares. Este estudo, enquadrado por uma abordagem qualitativa e interpretativa, teve o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, trabalhos de grupo produzidos pelos colegas, e focou-se em dois objetivos: (i) identificar aspetos que os alunos têm em conta quando comentam, por escrito, trabalhos apresentados pelos seus colegas; e (ii) analisar os comentários escritos dos alunos, atendendo a quatro dimensões: clareza, fundamentação, lógica e profundidade, e em três níveis de desempenho: baixo, médio e elevado. De forma global, a análise dos comentários escritos dos alunos aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios. Consequentemente, o estudo reforça a necessidade de proporcionar, na sala de aula, momentos que possibilitem aos alunos escrever sobre os diversos temas disciplinares, no sentido de expressarem e justificarem as suas ideias e raciocínios, recorrendo a argumentos plausíveis.

publication date

  • January 1, 2017