Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática
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O estudo em curso apresenta como principais objetivos, identificar, analisar e sistematizar o conteúdo e a profundidade das reflexões escritas por futuros professores nos seus Relatórios finais de estágio (RF), no Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e focadas em experiências de ensino e aprendizagem (EEA) desenvolvidas na área da Matemática. Numa primeira fase realizámos uma análise de conteúdo transversal a um corpus constituído por doze RF. Definimos três categorias: Planificação da EEA; Desenvolvimento; e Aprendizagens efetuadas. A maior percentagem de ocorrências da reflexão incidiu em Desenvolvimento da EEA, sendo notória uma preponderância da reflexão escrita na atividade do professor e na atividade do aluno. A segunda fase centrou-se na análise da profundidade alcançada nas reflexões. Seguimos três categorias a priori, baseadas em Lee (2005): Nível de recordação; Nível de racionalização; e Nível de reflexividade. A profundidade da reflexão evidenciou a presença de todos os níveis, sendo percetível alguma variação conforme a categoria ou subcategoria em que essa reflexão incidiu. Nesta comunicação pretendemos cruzar os resultados: Que relações é possível estabelecer entre o conteúdo e a profundidade da reflexão escrita?
O estudo em curso apresenta, como principais objetivos, identificar, analisar e sistematizar o conteúdo e a profundidade das reflexões escritas por futuros professores nos seus Relatórios finais de estágio (RF), no Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB), Portugal, e focadas em experiências de ensino e aprendizagem (EEA) desenvolvidas na área da Matemática. Numa primeira fase realizámos uma análise de conteúdo transversal a um corpus constituído por doze RF. Definimos três categorias: Planificação; Desenvolvimento; e Aprendizagens efetuadas na EEA. A maior percentagem de ocorrências da reflexão incidiu em Desenvolvimento da EEA, sendo notória uma preponderância da reflexão escrita na atividade do professor e na atividade do aluno. A segunda fase centrou-se na análise da profundidade alcançada nas reflexões. Seguimos três categorias a priori: Nível de recordação; Nível de racionalização; e Nível de reflexividade. A profundidade da reflexão evidenciou a presença de todos os níveis, sendo percetível alguma variação conforme a categoria ou subcategoria em que essa reflexão incidiu. Neste texto pretendemos cruzar os resultados: Que relações são possível estabelecer entre o conteúdo e a profundidade da reflexão escrita?