Estatística: desenvolvimento curricular e tecnologias: algumas questões para discussão
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É reconhecida a importância que a estatística tem vindo a adquirir e consolidar na sociedade
actual. De facto, em muitas situações, torna-se necessário saber: (i) formular questões que
possam ser abordadas por meio de dados e recolher, organizar e apresentar dados relevantes
que permitam responder a essas questões, (ii) seleccionar e usar métodos estatísticos
adequados à análise de dados; ou (iii) desenvolver e avaliar inferências e previsões baseadas
em dados (National Council of Teachers of Mathematics, 2007, p. 52). Por isso, também os
currículos escolares têm vindo a atribuir uma crescente relevância aos temas e procedimentos
estatísticos.
Assim, este texto tem como propósito principal apresentar algumas linhas orientadoras do
debate a realizar no Grupo de Discussão Estatística — Desenvolvimento Curricular e
Tecnologias, enfatizando o papel da estatística no currículo e as formas como é ou poderá ser
trabalhada. Começa com algumas considerações sobre o currículo e o desenvolvimento
curricular, apresenta uma síntese das orientações curriculares em estatística traçadas nos
documentos oficiais e, no final, sistematiza um conjunto de questões que pode ajudar a
compreender e resolver melhor os desafios que se colocam, actualmente, ao ensino e à
aprendizagem da estatística.