Perceções de professores sobre avaliação: um estudo na formação contínua de professores Conference Paper uri icon

abstract

  • In this communication we intend to report on the work carried out in a continuous training course, a training workshop modality entitled "Evaluation of student learning", and on which we have presented results in other scientific meetings. Although the theme seems to highlight the importance of evaluation in a more classificatory dimension, it is our understanding that evaluation should be seen in its dual purpose: evaluation of and for learning, that is, an evaluation that allows to regulate the process of teaching and learning. Based on this assumption, we outline the development of the action aiming at valuing the previous knowledge of the trainees; the stimulation of spaces for debate and exchange of experiences and the elaboration of instruments for and for the evaluation of learning. Taking into account the participants in the action - teachers of primary and secondary education - we idealized the realization of a study that served as a starting point for the discussion of each of the themes of the workshop and allowed us to ascertain the participants' perceptions about the theme concerned. Specifically, this study followed a qualitative methodology. As a data collection instrument, we used a questionnaire, administered at three different moments, with nine open questions focused essentially on: (i) concepts associated with the evaluation and its function(s); (ii) evaluation tools; (iii) modalities of evaluation. For the analysis of the information we used the content analysis of the answers of the teachers participating in the training workshop. It is our intention to continue this study, but it is already possible to advance that the teachers' perceptions indicate that the concept of evaluation is associated with the idea of evaluation of and for the learning, assuming it with a diagnostic character and formative. The instruments identified as the most used are evaluation sheets, observation grids and other more specific instruments at each level or subject area. It is also verified the prevalence of the formative evaluation modality, since it contributes to the investigation, construction and consolidation of the learning carried out and the improvement of the teaching and learning process of the students.
  • Nesta comunicação pretendemos dar conta do trabalho desenvolvido numa ação de formação contínua, modalidade de oficina de formação, intitulada “Avaliação das aprendizagens dos alunos”, e sobre o qual temos vindo a apresentar resultados noutros encontros científicos. Muito embora o tema pareça relevar a importância da avaliação numa dimensão mais classificativa, é nosso entendimento que a avaliação deve ser vista no seu duplo propósito: avaliação das e para as aprendizagens, ou seja, uma avaliação que permite regular o processo de ensino e aprendizagem. Tendo por base este pressuposto, delineamos o desenvolvimento da ação perspetivando a valorização dos conhecimentos anteriores dos formandos; a dinamização de espaços de debate e trocas de experiências e a elaboração de instrumentos de e para a avaliação das aprendizagens. Tendo em consideração os participantes na ação – professores dos ensinos básico e secundário - idealizámos a realização de um estudo que nos servisse como ponto de partida para a discussão de cada um dos temas integrantes da oficina e nos permitisse averiguar as perceções dos participantes sobre o tema em apreço. Especificamente este estudo seguiu uma metodologia qualitativa. Como instrumento de recolha de dados recorremos a um questionário, administrado em três momentos distintos, com nove perguntas abertas e centradas essencialmente em: (i) conceitos associados à avaliação e sua(s) função(ões); (ii) instrumentos de avaliação; (iii) modalidades de avaliação. Para a análise da informação recorremos à análise de conteúdo das respostas dos professores participantes na oficina de formação. É nossa intenção dar continuidade a este estudo, mas é desde já possível adiantar que as perceções dos professores sobre as suas práticas de avaliação indicam que o conceito de avaliação é associado à ideia de avaliação das e para as aprendizagens, assumindo-a com carácter diagnóstico e formativo. Os instrumentos identificados como os mais utilizados são as fichas de avaliação, as grelhas de observação e outros instrumentos mais específicos de cada nível ou área disciplinar. Verifica-se, ainda, a prevalência da modalidade de avaliação formativa, pois contribui para a averiguação, construção e consolidação das aprendizagens realizadas e a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.
  • Nesta comunicação pretendemos dar conta do trabalho desenvolvido numa ação de formação contínua, modalidade de oficina de formação, intitulada “Avaliação das aprendizagens dos alunos”, e sobre o qual temos vindo a apresentar resultados noutros encontros científicos. Muito embora o tema pareça relevar a importância da avaliação numa dimensão mais classificativa, é nosso entendimento que a avaliação deve ser vista no seu duplo propósito: avaliação das e para as aprendizagens, ou seja, uma avaliação que permite regular o processo de ensino e aprendizagem. Tendo por base este pressuposto, delineamos o desenvolvimento da ação perspetivando a valorização dos conhecimentos anteriores dos formandos; a dinamização de espaços de debate e trocas de experiências e a elaboração de instrumentos de e para a avaliação das aprendizagens. Tendo em consideração os participantes na ação – professores dos ensinos básico e secundário - idealizámos a realização de um estudo que nos servisse como ponto de partida para a discussão de cada um dos temas integrantes da oficina e nos permitisse averiguar as perceções dos participantes sobre o tema em apreço. Especificamente este estudo seguiu uma metodologia qualitativa. Como instrumento de recolha de dados recorremos a um questionário, administrado em três momentos distintos, com nove perguntas abertas e centradas essencialmente em: (i) conceitos associados à avaliação e sua(s) função(ões); (ii) instrumentos de avaliação; (iii) modalidades de avaliação. Para a análise da informação recorremos à análise de conteúdo das respostas dos professores participantes na oficina de formação. É nossa intenção dar continuidade a este estudo, mas é desde já possível adiantar que as perceções dos professores indicam que o conceito de avaliação é associado à ideia de avaliação das e para as aprendizagens, assumindo-a com carácter diagnóstico e formativo. Os instrumentos identificados como os mais utilizados são as fichas de avaliação, as grelhas de observação e outros instrumentos mais específicos de cada nível ou área disciplinar. Verifica-se, ainda, a prevalência da modalidade de avaliação formativa, pois contribui para a averiguação, construção e consolidação das aprendizagens realizadas e a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.

publication date

  • January 1, 2019