A deteção das conceções alternativas que as crianças trazem para a sala de aula é de crucial importância quando pretendemos intervir no sentido da mudança concetual. Existem várias estratégias para detetar essas ideias prévias, desviadas da realidade e do conhecimento científico, e que podem constituir obstáculos à aprendizagem. O desenho é uma estratégia que se revela muito eficaz pois permite às crianças exteriorizarem os seus modelos mentais de uma forma mais fácil que a expressão escrita. Vários autores têm identificado ideias cientificamente incorretas sobre os microrganismos, não só em crianças nos primeiros anos de escolaridade mas também em ciclos de ensino mais avançados. Assim, os microrganismos são muitas vezes imaginados como animais minúsculos e, em muitos casos, com características antropomorfizadas, com cabeça, expressões faciais e membros. De um modo geral, as crianças consideram os microrganismos como seres vivos minúsculos e tendem a relacioná-los com espécies animais que lhes são familiares e com conotação negativa. Se estas ideias prévias não forem combatidas nos primeiros anos de escolaridade, poderão tornar-se resistentes à mudança e dificultarem mais tarde as aprendizagens de temáticas relacionadas com os benefícios dos microrganismos e a compreensão do seu importante papel nos ecossistemas e na biotecnologia. Neste estudo apresenta-se uma proposta de modelo de deteção de conceções alternativas acerca dos microrganismos através da utilização do desenho. Analisaram-se desenhos de 187 crianças que finalizaram o 1.º Ciclo do Ensino Básico e, através de uma categorização a posteriori, surgiu um modelo centrado nas categorias “forma” (real, antropomórfica, animal, outras) e “conotação” (positiva, negativa, sem conotação). Assim, obtivemos um modelo de análise que pode servir de ferramenta de elevada importância, contribuindo para o conhecimento do professor acerca das ideias prévias dos alunos aquando da lecionação de conteúdos relacionados e que lhe permita avançar, de forma eficaz, com estratégias promotoras da mudança concetual.
Generalitat Valenciana, Conselleria d'Innovació, Universitats, Ciència i Societat Digital
(AOGR/2021/052)
O evento de índole artística tendArmada completou, em 2020, dez edições. Este evento nasceu em 2011 no âmbito da unidade curricular de Gestão de Projetos do 3º ano do curso de Animação e Produção Artística do Instituto Politécnico de Bragança. Correspondia a um projeto que pretendeu desenvolver nos alunos o seu espírito empreendedor, assente no domínio de um conjunto de metodologias, técnicas e ferramentas de apoio ao planeamento, execução e avaliação de projetos. Passado dez anos e face a mudanças no plano curricular do curso, interessa perceber se este evento pode assumir-se como um desafio que pode ser lançado a um grupo de alunos que pretendam desenvolver saberes e competências técnicas e transversais necessárias à execução de um plano de projeto. Assumindo que é necessária diversidade, muitos campos e disciplinas diferentes e pessoas que vêem o mundo de forma diferente, pretende-se perceber se este evento poderá beneficar com um processo de co-criação. Para tal, no âmbito da iniciativa co-Creation Portugal (sistema de apoio à inovação, criatividade e empreendedorismo), foi criada uma equipa constituída por cinco elementos que, em contexto de cocriação, tem um desafio comum e vê-lo-á de um ponto de vista diferente devido às suas origens educacionais e culturais e áreas de interesse. Metodologicamente, essa equipa seguiu um processo composto por três fases principais: (i) descoberta, (ii) ação e (iii) refinar e entregar. Envolveu-se,
assim, num processo ágil de 10 semanas usando design thinking e abordagem de cenários futuros para produzir sinais de mudança ao nível deste evento. Pretendeu-se com este trabalho descrever e refletir sobre esse processo participativo e colaborativo que culminou na realização da 11ª edição do evento tendArmada.
This conference focuses on the project Study on Teachers' Beliefs, Knowledge and Practices.
The main objective of this project was to understand the beliefs, knowledge and practices of
teachers and school leaders. The data collection and analysis took both a qualitative and
quantitative approach, using several different instruments: interviews with school leaders
(school grouping directors, department coordinators and class/group leaders), questionnaires
for teachers and analysis of documents provided by the school groupings. In a total of eleven
school groupings, more than 50% of the school leaders belonging to the different bodies of
these groupings and 406 kindergarten educators and primary and secondary school teachers
participated, more than 25% of the total number.
In this conference the emphasis is placed on the recommendations arising from the
articulation of the voices of school leaders and teachers with the perspectives of reference
authors. This summary exemplifies the recommendation: Ensure the academic success of
students and guarantee an inclusive and quality education for all. Thus, based on the
assumption that the fundamental focus of school activity is the development of the curriculum
and learning, it is important to recognize the added value of student diversity, finding ways
to deal with individual and cultural differences. This implies adapting the teaching and
learning processes to the students' characteristics, particularities and individual conditions.
From this study the need emerges to reflect upon the concept of success, considering that
there is not only a single academic success, there are several forms of school success. It is
therefore recommended to ensure and diversify the teaching and learning strategies taking
into account the students' involvement and the creation of conditions for the school to become
a privileged space of Education for Development/Education for Global Citizenship and on
the impact of technologies in human development and its bearing on the teaching and learning
processes. It is also recommended to consider pedagogical evaluation as an integral part of
the teaching and learning process and the design of concrete strategies for mutual
involvement, interaction and communication among school-family-community. For the
relevant recommendation, some effective suggestions are presented for its implementation:
(i) Creation of classrooms where cooperative work enhances respect for individual
differences and rhythms and the spirit of solidary learning is developed; (ii) Collaboration
among schools/groups, family, community, higher education institutions and other partners,
enhancing pedagogical change and innovation; (iii) Continuing to develop projects that allow
students to reflect upon and build a positive view about difference.