Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensam os alunos?
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No quadro do Processo de Bolonha, na formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico é
enfatizada a componente de iniciação à prática profissional. A reflexão sobre esta desafia-nos a averiguar as
representações que os futuros professores/educadores possuem sobre as caraterísticas e papéis dos contextos e
intervenientes nela envolvidos.
É nossa intenção primordial, como formadoras, obter contributos que nos conduzam a repensar a organização e
funcionamento da iniciação à prática profissional, e, desta forma, ajudar à promoção do desenvolvimento pessoal e
profissional dos futuros educadores e professores.
Tendo por base um estudo de natureza interpretativa, pretendemos apresentar as representações dos alunos da
Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados profissionalizantes, em funcionamento na Escola Superior de
Educação de Bragança, acerca das unidades curriculares de iniciação à prática profissional, do processo de supervisão
e dos atores que lhe estão associados.
Os resultados do estudo mostraram que, apesar duma avaliação positiva, os alunos reconhecem a importância destas
unidades curriculares para a sua formação, pretendendo uma maior carga horária e uma maior interação com os
supervisores e com os contextos de trabalho.
No âmbito do Processo de Bolonha verificou-se uma
reorganização da formação inicial dos educadores de
Infância e professores do ensino básico e secundário.
Assim, a formação passou a ser feita em dois ciclos: a
licenciatura em Educação Básica, de carácter não
profissionalizante e com um perfil de formação
alargado, a que se segue um mestrado
profissionalizante num determinado nível de
educação ou ensino.