Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensam os alunos? Conference Paper uri icon

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  • No quadro do Processo de Bolonha, na formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico é enfatizada a componente de iniciação à prática profissional. A reflexão sobre esta desafia-nos a averiguar as representações que os futuros professores/educadores possuem sobre as caraterísticas e papéis dos contextos e intervenientes nela envolvidos. É nossa intenção primordial, como formadoras, obter contributos que nos conduzam a repensar a organização e funcionamento da iniciação à prática profissional, e, desta forma, ajudar à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros educadores e professores. Tendo por base um estudo de natureza interpretativa, pretendemos apresentar as representações dos alunos da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados profissionalizantes, em funcionamento na Escola Superior de Educação de Bragança, acerca das unidades curriculares de iniciação à prática profissional, do processo de supervisão e dos atores que lhe estão associados. Os resultados do estudo mostraram que, apesar duma avaliação positiva, os alunos reconhecem a importância destas unidades curriculares para a sua formação, pretendendo uma maior carga horária e uma maior interação com os supervisores e com os contextos de trabalho.
  • No âmbito do Processo de Bolonha verificou-se uma reorganização da formação inicial dos educadores de Infância e professores do ensino básico e secundário. Assim, a formação passou a ser feita em dois ciclos: a licenciatura em Educação Básica, de carácter não profissionalizante e com um perfil de formação alargado, a que se segue um mestrado profissionalizante num determinado nível de educação ou ensino.

publication date

  • January 1, 2013