Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino
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O projeto de investigação – EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios surge do interesse comum dos investigadores nas práticas letivas dos professores e, particularmente, no ensino superior. O contexto de realização deste é a unidade curricular de Geometria da Licenciatura em Educação Básica. Este trabalho apresenta características de investigação sobre a própria prática profissional, com uma natureza reflexiva e colaborativa. É nosso entendimento que o envolvimento do professor na investigação o ajuda a lidar com as situações decorrentes da sua prática letiva que por vezes surgem de forma imprevista. Simultaneamente, este envolvimento, propicia-lhe a construção do seu conhecimento profissional. Além da importância atribuída ao diagnóstico das dificuldades dos estudantes, à valorização do ensino do tipo exploratório e ao papel das tarefas matemáticas na condução da prática letiva, numa primeira etapa, deste projeto, averiguámos as perceções do estudante face à Geometria e o seu ensino. Estas perceções poderão ter implicações na forma como os estudantes interpretam os conteúdos em estudo e no modo como futuramente os irão trabalhar na sua prática enquanto professores. Assim, nesta comunicação pretendemos aprofundar a análise realizada numa divulgação anterior, cruzando os resultados relativos às perceções dos estudantes sobre o significado atribuído à Geometria e às estratégias que consideram ser as adequadas no processo de ensino e aprendizagem da unidade curricular em causa, com as perceções manifestadas face ao experienciado nos ensino básico e secundário: atividades que recordam com agrado, dificuldades sentidas e recursos utilizados. Os participantes neste projeto são, pois, a professora e os estudantes de uma turma. A recolha de dados, no caso concreto da etapa aqui exposta, foi efetuada com recurso a questionários. A análise dos dados focou-se na análise de conteúdo das respostas dos estudantes ao questionário inicial. É possível destacar: (i) o conceito de geometria é significativamente associado a “figuras geométricas” ou simplesmente “figuras”; (ii) o recurso a “aulas práticas” destaca-se nas sugestões de estratégias no ensino da Geometria, se bem que com idêntica eloquência é também referido “aulas expositivas”; (iii) acerca das dificuldades sentidas no ensino básico e secundário no estudo da geometria sobressai a realização de cálculos (por exemplo, o cálculo dos ângulos); (iv) o trabalho com sólidos geométricos é enfatizado na identificação de estratégias de maior agrado nos níveis de ensino anteriores; e (v) a régua, o esquadro e o compasso são identificados como os recursos mais utilizados anteriormente.