publicações selecionadas
-
artigo de revista
- FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Brazilian Journal of Education, Technology and Society. 2022
- Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 2020
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Formação para a docência: cruzando perspetivas. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 2017
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 2017
- Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- A avaliação na educação pré-escolar: alguns dilemas e perspectivas. EduSer. 2003
-
artigo de conferência
- PROMOTING CULTURAL DIVERSITY(IES) WITH CHILDREN: ACCOUNTS OF LEARNING EXPERIENCES IN THE EDUCATION CONTEXT 2022
- THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DURING THE LOCKDOWN: NARRATIVES OF FUTURE TEACHERS 2022
- LEARNING AND OCCUPATION OF CHILDREN'S LEISURE TIME: CRISSCROSSING SCHOOL AND NON-SCHOOL EDUCATION. Edulearn Proceedings. 2022
- SCHOOL SUCCESS: CONCEPT, FACTORS AND STRATEGIES 2022
- Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia 2022
- O(s) desafio(s) da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: Modus vivendi na educação básica 2022
- Atividades lúdico-motoras e autoperceção de competência física de crianças em contexto educativo 2020
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa / Teachers' speech: student evaluation and reflection on educational action 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual 2020
- Supervisão pedagógica: Contributos para a formação inicial de professores 2020
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores 2019
- A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: percepções e práticas 2019
- Atividades educativas não formais: Experiências e representações de crianças e professores 2019
- Autoperceção de competência e componente lúdico-motora em experiências de ensino aprendizagem em contexto pré-escolar 2019
- Construindo representações do mundo: análise de uma experiência pedagógica com crianças. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2019
- Helen Keller: pensadores ao longo da história 2019
- Helen Parkhurst: pensadores ao longo da história 2019
- Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes 2018
- Práticas promotoras de educação literária na educação de infância e contexto familiar 2018
- Trabalhando a relação entre a leitura literária e leitura científica em contexto de jardim de infância 2018
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB 2017
- Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação 2017
- Escrever... como e para quê - práticas e conceções de crianças sobre escrita 2017
- Formação para a docência: cruzando perspetivas 2017
- Formação para a docência: trajeto(s) a partir de Bolonha. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 2017
- Atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica: discriminação e manipulação de rimas 2016
- Educadores de infância cooperantes: perceções sobre o processo de supervisão 2016
- Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior 2016
- O lúdico como estratégia educativa em contexto pré-escolar 2016
- Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento 2016
- Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação 2015
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Práticas contextualizadas em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: Análise de um percurso formativo 2015
- A Prática de Ensino Supervisionada em contexto pré-escolar: uma experiência de intervenção colaborativa 2014
- Formação e intervenção em educação de infância: contributos para repensar as politicas e práticas formativas 2014
- Formação profissional para a docência: um caso em estudo 2014
- Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha 2014
- Aprender ao longo da vida: um abrir de fronteiras para o desenvolvimento humano sustentado 2013
- As TIC na educação pré-escolar: refletindo sobre a construção de saberes 2013
- As finalidades da educação pré-escolar: visão dos educadores e dos pais das crianças 2013
- Educação de infância e família: desafios para uma ação educativa integrada 2013
- Educação de infância: um tempo (re)fundador das interações instituição (pré)escolar/família 2013
- Educação e Formação em Educação de Infância: contributos da investigação para repensar as práticas 2013
- Habilitação profissional para a docência: um balanço sobre os novos processos formativos 2013
- Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensam os alunos? 2013
- Novo modelo de formação para a docência: que apreciação? 2013
- Repensar a formação de educadores para uma ação educativa integradora 2013
- Importância do brincar em contexto pré-escolar: representações de educadores e de pais 2012
- Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha 2012
- A educação de infância como tempo fundador: novos desafios para uma acção integrada de pais e educadores 2009
- A educação de infância como tempo fundador: para uma visão integrada e coerente da acção educativa 2008
- Competências na formação inicial do educador de infância-professor 2005
- Competências na formação inicial do educador de infância-professor: entre práticas e representações 2005
-
livro
-
capítulo de livro
- Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório 2023
- A supervisão pedagógica enquanto processo colaborativo de formação profissional 2019
- Educação não-formal: contextos e práticas na formação inicial de professores 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Pedagogical supervision as a collaborative process of vocational training 2018
- Formação para a docência: Refletindo sobre os processos supervisivos 2014
- A formação em educação de infância: um tempo (re)fundador do perfil de desempenho 2014
- Educação de Infância como tempo fundador: repensar a formação de educadores para uma ação educativa integrada 2014
- Formação para a docência: refletindo sobre os processos supervisivos. In M. Membiela, N. Casado, & M. Isabel Cebreiros (Eds.), Investigaciones en el contexto universitario actual Investigacións no contexto universitario actual 2014
- Educação pré-escolar: novas concepções de formação para contextos sociologicamente instáveis e pouco previsíveis 2011
-
documento
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa (resumo) 2020
- Autoperceção de competência e componente lúdico-motora em experiências de ensino aprendizagem no pré-escolar. 2019
- Autoperceção de competência e componente lúdico-motora em experiências de ensino aprendizagem em contexto pré-escolar 2018