publicações selecionadas
-
artigo de revista
-
artigo de conferência
- Critical Thinking as an Education Ideal Goal: Theoretical review 2025
- EARLY YEARS TEACHER'S CONCEPTIONS AND PRACTICES TO ASSESS AND DOCUMENT CHILDREN'S CONCEPTIONS. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2023
- A poesia para a infância: criatividade no processo pedagógico 2023
- A relação escola-família 2023
- Brincadeiras ao ar livre na Educação Pré-escolar 2023
- Enhancing critical thinking skills through children’s literature: a case study of relevant Portuguese picture books 2023
- Intergeracionalidade: a presença dos avós nas atividades educativas 2023
- O Jardim-de-infância do Hospital de Bragança: a sua história 2023
- Teaching writing to children using artificial intelligence with GPT-3 2023
- Tomada de decisões e autonomia das crianças: dinâmicas facilitadoras 2023
- A perceção de encarregados de educação de crianças da educação pré-escolar sobre a importância do brincar 2022
- Aldeia de Pereira, Mirandela - Portugal: pioneira da educação de infância 2022
- TUT4IND: uma proposta de inclusão educativa no ensino superior 2022
- The role of university teachers in providing support to their students with disabilities. Beogradska defektološka škola. 2022
- KINDERGARTEN TEACHERS AND CHILDREN’S PERCEPTION ABOUT SPATIAL CHANGES IN TIME OF COVID-19 2021
- THE IMPORTANCE OF EMOTIONAL INTELLIGENCE TO CRITICAL THINKING: IMPORTANT ISSUE IN THE FIELD OF SCHOOL PSYCHOLOGY 2021
- O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada 2021
- Critical thinking and teachers profile: central competences in the educational process 2020
- Conceções dos docentes sobre currículo, planeamento e avaliação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- Critical thinking and teacher’s profile: central competences in the educational process. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- Inclusão educativa: Do passado ao presente. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- O lúdico como estratégia de ensino-aprendizagem: uma experiência pedagógica com crianças. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses / Perception of visual culture by Portuguese future teachers 2020
- A promoção da leitura (literária): projeto “A biblioteca vai a casa" 2019
- Avaliação das aprendizagens: conceções de alunos do ensino básico sobre seus significados. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2019
- Educação em ciências de cariz experimental em contexto de jardim de infância 2019
- Educação profissional secundária portuguesa: recorte em escolas bragançanas e lisboetas 2019
- O envolvimento familiar na relação entre a escola e a familia 2019
- Por e para uma educação para a autonomia 2019
- Por e para uma educação para a autonomia / By and for an education for autonomy 2019
- Perspetivas e conceções de alunos da LEB sobre educação pré-escolar 2018
- Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável? 2018
- Da integração social e académica dos alunos ERASMUS em Bragança: estudo diacrónico. I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas. 2018
- Le premier jardin d’enfants privé dans la ville de Bragança Portugal 2018
- O 1.º Jardim-de-infância privado da cidade de Bragança – Portugal 2018
- Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável? / Rationalism and emotion (in education): an impossible or desirable binomial? 2018
- Relationship between teachers metacognitive awareness and instruction of metacognitive reading strategies. 3.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2018
- Slovenian and Portuguese preschool teachers: the importance of cooperation with parents. 3.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2018
- Revisitar os pedagogos da história da educação de infância em Portugal 2017
- Áreas curriculares na educação de infância: perspetivas dos educadores 2017
- Contextos e quotidianos das crianças: o tempo e o espaço do lúdico 2016
- Estratégias de promoção da oralidade e escrita na educação pré-escolar 2016
- Para uma escola inclusiva: a integração de crianças/jovens asperger no ambiente educativo regular 2016
- A inclusão na educação pré-escolar: uma realidade ou uma utopia 2015
- A trama da criação do jardim de infância João de Deus de Bragança em 1915 2015
- E se eu fosse um gato?(...): a importância da literatura de potencial receção infantil, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na apropriação de valores 2015
- O papel da supervisão no desenvolvimento de práticas contextualizadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: relato de experiências da Prática de Ensino Supervisionada 2015
- O papel da supervisão no desenvolvimento de práticas contextualizadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: relatos de experiências da Prática de Ensino Supervisionada 2015
- Parental values and children’s attitude towards reading. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2015
- Poder local e educação: Descentralizar para otimizar processos de ensino-aprendizagem 2015
- “E se eu fosse um gato?(...) - A importância da literatura de potencial receção infantil, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na apropriação de valores 2015
- As vozes das professoras de educação infantil sobre a importância da formação continuada 2014
- Modernidade educativa: a (Trans)formação de professores para uma educação intercultural 2014
- Pedagogia dos sécs. XIX e XX: reflexos na atual sociedade portuguesa 2014
- A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica 2013
- As vozes das professoras de educação infantil sobre a importância da formação continuada 2013
- Integração de alunos com necessidades educativas especiais no Ensino Superior: a evidência de um percurso. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2013
- Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico 2013
- Percepção de duas professoras sobre as suas práticas em Educação Ambiental 2013
- Práticas didático-pedagógicas em educação ambiental: necessidade de formação dos educadores 2013
- A voz das educadoras sobre a Educação Ambiental no jardim de infância: um Estudo de Caso 2012
- Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior de Portugal: Carção ¿ Vimioso 2012
- Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior de Portugal: Carção – Vimioso 2012
- Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa região do interior norte de Portugal 2012
- Deontologia, ética e valores na educação: revisitar a história da educação Professora Cândida Florinda Ferreira 2010
- Deontologia, ética e valores na educação: revisitar a história da educação: professora Cândida Florinda Ferreira 2010
- Crianças com dificuldades especificas de aprendizagem e as actividades extra-curriculares nos prolongamentos de horários escolares 2009
- O portefólio das crianças como instrumento de trabalho e avaliação das crianças no jardim-de-infância 2009
- Os projectos de combate ao insucesso e abandono escolar: uma utopia ou uma realidade 2009
- Turma do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) de Bragança de 2003 e a sua integração no mundo do trabalho 2009
- A Escola Infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1ªs Práticas de Educação de Infância no interior. 2008
- A escola infantil de (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior 2008
- Livros e leitura: algumas reflexões acerca do espaço e do tempo dos livros na promoção da linguagem e literacia em contexto do espaço lúdico para a infância da escola superior de educação de Bragança 2007
-
livro
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2019
- Answers and innovations in pre-school education in Portugal and Slovenia 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2018
-
livro editado
- A importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento da criança 2022
- Book of Abstracts of the 3rd International Conference on Teacher Education 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas / 3rd International Conference on Teacher Education: Conference Proceedings 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos / 3rd International Conference on Teacher Education: Book of Abstracts 2018
-
capítulo de livro
- Pedagogy in participation or mem. A handbook on experiential education: pedagogical guidelines for teachers and parents. 2018
- Slovene and Portuguese pre-school teachers about collaboration with parents 2018
- The concept of pre-school education in portugal through theoretical framework 2018
-
teses
- Prática de Ensino Supervisionada - Poesia para a Infância: Criatividade no processo pedagógico 2022
- Prática de Ensino Supervisionada – Intergeracionalidade: A presença dos avós nas atividades educativas 2022
- Prática de Ensino Supervisionada – Relação Escola-Família 2022
- Prática de Ensino Supervisionada – Os jogos: recurso e influência para a construção do conhecimento matemático 2021
- Prática de Ensino Supervisionada – a importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da criança 2021
- Prática de Ensino Supervisionada “Hoje vim à escola, por isso estou contente”: as emoções em contexto educativo 2021
- Prática de Ensino Supervisionada: a importância dos espaços exteriores na aprendizagem das crianças 2021
- Prática de Ensino Supervisionada: a importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da criança 2021
- O jogo como facilitador de aprendizagem 2019
- Prática de Ensino Supervisionada. O lúdico como estratégia de ensino-aprendizagem 2019
- Prática de ensino supervisionada. A leitura como contributo para a aprendizagem 2019
- Prática de ensino supervisionada. As emoções das crianças: uma relação de aprendizagem 2019
- Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar 2018
- Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2018
- Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2017
- Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar 2017
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2016
- O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva nos domínios da habilitação para a docência e da inserção profissional 2015
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar 2015
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 2015
- Para a História da Educação de Infância em Portugal: o caso de Bragança (1934-1986) 2014
- Para a história da educação de infância em Portugal : o caso de Bragança (1934-1986) 2014
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar 2014
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 2014
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2014
- Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre. 2014
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar 2013
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 2013
- Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico 2013
- Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico 2012
- Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico 2012
- Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar 2010
- Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico 2010
- Prática de ensino supervisionado em educação pré-escolar 2010
- Escola infantil de Bragança (1915-1934) : modernidade pedagógica e as 1ªs práticas de educação de infância no interior 2006
- Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior 2006
-
documento
- Critically Examining the Gaps in Modern Teacher Training: Systematic literature review 2025
- The Effectiveness of Cooperative Learning on Critical Thinking: A Literature Review 2024
- Critical Thinking in Initial Education Teachers 2023
- The Importance of Children's Literature In Enhancing Critical Thinking Skills: Relevant Portuguese Picture Books as a Case Study 2023
- A perceção de encarregados de educação de crianças da educação pré-escolar sobre a importância do brincar. 2022
- Perceções sobre a investigação na prática de ensino supervisionada 2021
- Inclusão educativa – do passado ao presente 2020
- Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses (resumen) 2020
-
relatório