Brincadeiras ao ar livre na Educação Pré-escolar Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Brincar ao ar livre é uma das formas mais saudáveis e divertidas para as crianças. Brincar é uma das atividades mais sérias desenvolvidas pelas crianças. A Declaração Universal dos Direitos da Criança, refere que brincar é o VII direito, tão fundamental como o direito à educação, à saúde ou à segurança. Nos dias de hoje, as crianças passam a maior parte do seu tempo no interior quer no Jardim de infância, quer em casa, em atividades estruturadas e de caráter sedentário. A promoção de atividade ao ar livre através da “exposição” das crianças aos espaços exteriores torna-se preponderante. Neste contexto, os professores e os Encarregados de Educação (EE) detêm um papel fundamental no que respeita à promoção de brincadeiras ativas no exterior. É objetivo do presente estudo (i) analisar a perceção das crianças, encarregados de educação e professores sobre a importância que atribuem ao brincar ao ar livre (ii) qual a frequência com que as crianças brincam ao ar livre (AL). Fizeram parte da amostra 49 crianças da educação pré- escolar e respetivos EE e 2 educadoras de Infância. A recolha de dados foi realizada mediante aplicação de uma entrevista às crianças, aos EE e às educadoras, bem como observação às crianças. Foi utilizada a média, o desvio-padrão e as frequências. A totalidade da amostra considerou a brincadeira ao ar livre muito importante para todos os entrevistados, atribuindo a cotação máxima (5). As condições meteorológicas foram o fator considerado preponderante para a não realização de atividades ao AL. Embora os EE e educadoras considerem importante o brincar e especificamente ao ar livre, parece não apresentarem comportamentos promotores da exposição das crianças ao exterior. Já as crianças referem que se divertem muito mais quando realizam brincadeiras no exterior.

autores

  • Castanheira, Luís

data de publicação

  • janeiro 1, 2023