Livros e leitura: algumas reflexões acerca do espaço e do tempo dos livros na promoção da linguagem e literacia em contexto do espaço lúdico para a infância da escola superior de educação de Bragança
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Por literacia entendemos o domínio da leitura, escrita, entre um conjunto de outros actos criativos ou analíticos associados ao conhecimento e competência numa particular área de desempenho. Desde a década de 80 do séc. XX que educadores e investigadores têm revisto as suas perspectivas sobre como e quando a criança inicia a sua aprendizagem literácita. Segundo a perspectiva de literacia emergente, esta aprendizagem é complexa quer do ponto de vista sociológico e psicológico, quer do ponto de visa linguístico (Notari, O’Connor, Vadasy, 2001).
Ler é um processo multifacetado e complexo e requer uma aproximação pela aprendizagem que envolva vários elementos. Experiências linguísticas, ao longo da infância, mais precisamente desde o nascimento até cerca dos oito anos, determinam o desenvolvimento da literacia. A aprendizagem inicial da leitura e escrita requer que a criança reconheça os sons da língua, compreenda que estes sons variem nas palavras, tal como variam os símbolos da escrita e que associe os sons à sua grafia (Sulzby&Teale, 1996).Mas, para além desta informação, uma criança necessita de conhecer regras e convenções associadas aos materiais escritos, que dêem sentido ao que lê e desenvolvam o gosto por actividades de lecto-escrita.