A promoção da leitura (literária): projeto “A biblioteca vai a casa"
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Reconhecendo a importância do trabalho colaborativo, entre as instituições formais de ensino, as famílias e os contextos sociais mais alargados, esta comunicação pretende apresentar um projeto intitulado “A biblioteca vai a casa”. Trata-se de um projeto que, tendo sido realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) de um curso de mestrado em educação pré-escolar, se centra na construção de experiências de leitura partilhada com os pais/famílias das crianças que integravam os grupos com os quais se trabalhou. Trata-se, por conseguinte, de um estudo de caso que, em termos metodológicos, assentou numa recolha de dados através da inquirição por questionário, aplicado aos pais/familiares responsáveis pelas crianças. Estes dados foram cruzados com informação recolhida ao longo da intervenção pelo registo de notas de campo. Os objetivos que, ao longo do processo de investigação em contexto, presidiram ao desenvolvimento do projeto foram os seguintes: (i) compreender as conceções das famílias em relação ao livro e à literatura para a infância; (ii) problematizar as práticas de leitura implementadas em casa; (iii) promover hábitos de leitura em família, fornecendo propostas baseadas em obras de literatura para a infância de reconhecida qualidade. Os agregados familiares foram sensibilizados (e ficaram mais sensíveis) em relação à primordial importância de cultivar hábitos de leitura com as crianças, desde a primeira infância. Cresceu, deste modo, a consciência de que a criação de ambientes educativos e familiares favoráveis à leitura e geradores de possibilidades de fruição literária são ricos e promotores de múltiplas aprendizagens, constituindo-se como fatores potenciadores do desenvolvimento holístico da criança. O projeto teve um impacto positivo nas práticas de leitura familiar, na medida em que se pode verificar um acréscimo de frequência de leitura partilhada entre adulto e criança, em contexto familiar. Foi igualmente possível verificar uma maior preocupação dos pais/familiares com a qualidade dessas atividades de leitura partilhada, bem como a propósito da qualidade das obras a ler.