O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada
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A referência à dimensão investigativa no que à formação (inicial) dos educadores e
professores diz respeito é hoje claramente valorizada pela literatura da área.
Reconhecendo que ser investigador das práticas (antes de mais, das suas práticas)
educativas é competência fundamental para os educadores e professores, reconhecemos
que o contacto com a investigação promove uma compreensão sobre as problemáticas
inerentes à praxis e favorece o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e de
questionamento sobre as suas práticas. Neste sentido, a presente comunicação visa
desenvolver uma reflexão acerca dos processos de integração da investigação nos
estágios, nomeadamente na Prática de Ensino Supervisiona, que nos últimos anos têm
sido realizados por alunos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram definidos três grandes
domínios de análise: (i) a planificação da investigação; (ii) desenvolvimento da
investigação ao longo do estágio de PES; (iii) avaliação da investigação realizada. Acerca
destes três domínios, foram inquiridos professores cooperantes através de inquérito por
questionário. Procurou-se perceber acerca dos modos (dimensão processual) como se
realiza e acompanha a investigação nestes estágios, com vista à melhoria dos processos
em estudo, valorizando-se o desenvolvimento de projetos de intervenção investigativa no
contexto da prática de ensino supervisionada.