O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada Conference Paper uri icon

abstract

  • A referência à dimensão investigativa no que à formação (inicial) dos educadores e professores diz respeito é hoje claramente valorizada pela literatura da área. Reconhecendo que ser investigador das práticas (antes de mais, das suas práticas) educativas é competência fundamental para os educadores e professores, reconhecemos que o contacto com a investigação promove uma compreensão sobre as problemáticas inerentes à praxis e favorece o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e de questionamento sobre as suas práticas. Neste sentido, a presente comunicação visa desenvolver uma reflexão acerca dos processos de integração da investigação nos estágios, nomeadamente na Prática de Ensino Supervisiona, que nos últimos anos têm sido realizados por alunos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram definidos três grandes domínios de análise: (i) a planificação da investigação; (ii) desenvolvimento da investigação ao longo do estágio de PES; (iii) avaliação da investigação realizada. Acerca destes três domínios, foram inquiridos professores cooperantes através de inquérito por questionário. Procurou-se perceber acerca dos modos (dimensão processual) como se realiza e acompanha a investigação nestes estágios, com vista à melhoria dos processos em estudo, valorizando-se o desenvolvimento de projetos de intervenção investigativa no contexto da prática de ensino supervisionada.

publication date

  • January 1, 2021