A perceção de encarregados de educação de crianças da educação pré-escolar sobre a importância do brincar
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Brincar é das atividades mais sérias desenvolvidas pelas crianças, de tal forma que na Declaração Universal dos Direitos da Criança, o brincar é o VII direito, tão fundamental como o direito à educação, à saúde ou à segurança. É um promotor do desenvolvimento da criança, nos seus aspetos físico, sensorial, cognitivo, criativo e emocional. No entanto, na sociedade atual, as crianças passam grande parte do seu tempo em atividades estruturadas e de caracter sedentário, não desenvolvendo as suas competências motoras e o gosto pelo movimento corporal. A promoção atividade física através da “exposição” das crianças aos espaços exteriores torna-se preponderante nesta conjuntura. Neste contexto, os encarregados de educação (EE) têm um papel fundamental no que respeita à promoção de comportamentos ativos. Nesse sentido, foi objetivo do presente estudo (i) analisar a perceção dos EE sobre a importância que atribuem ao brincar, (ii) qual a frequência com que proporcionam o brincar ao ar livre (AL). Fizeram parte da amostra os EE de 47 crianças da educação pré-escolar. A recolha de dados foi realizada mediante aplicação de uma entrevista aos EE. Para a análise descritiva foi utilizada a média, o desvio-padrão e as frequências. Os resultados demonstraram que a totalidade da amostra considerou o brincar muito importante para o desenvolvimento dos seus filhos, atribuindo a cotação máxima (5) à importância do brincar ao AL. Apenas 35% dos EE referiram brincar 4 a 5 vezes/semana ao AL com os seus filhos. As condições meteorológicas foram o fator considerado preponderante para a não realização de atividades ao AL.
Embora os EE considerem importante o brincar e especificamente ao ar livre, parece não apresentarem comportamentos promotores da exposição dos seus filhos ao exterior.