Perspetivas e conceções de alunos da LEB sobre educação pré-escolar Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A escolha de uma profissão constitui uma tarefa desafiante e a Licenciatura em Educação Básica proporciona ao aluno um leque variado de opções profissionais, entre as quais se encontra a Educação Pré-escolar. Este estudo visa analisar as conceções e expetativas manifestadas por um grupo de alunos do 3.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, na UC de Iniciação à Prática Profissional-II, acerca do contexto de educação pré-escolar. Esta UC pretende promover o contacto com diferentes contextos educativos formais de educação pré-escolar, 1.º Ciclo e 2.º Ciclos do Ensino Básico, durante um período de 21 horas em cada contexto, divididas por sete manhãs. Pretendemos, ainda, analisar o contributo desta Unidade Curricular na escolha do mestrado a seguir. É também nosso objetivo conhecer as perspetivas dos alunos sobre o trabalho desenvolvido na educação pré-escolar. Como metodologia, seguimos um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, essencialmente descritiva e interpretativa, com análise nos dados recolhidos através de questionários. Os participantes do estudo são onze formandos do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, no 1.º período (outubro-dezembro) do ano letivo de 2017/2018. De referir que estes alunos frequentaram cinco instituições educativas de Educação Pré-escolar diferentes, sendo quatro da rede privada e uma da rede pública. Os objetivos da investigação organizam-se em torno dos seguintes aspetos: conhecer a importância que os alunos atribuem à educação pré-escolar; indagar as perceções que eles têm sobre este contexto educativo e averiguar a importância da unidade curricular de IPP-II na escolha do mestrado profissionalizante a escolher; os resultados mostram que os alunos revelaram ter conceções muito rudimentares, essencialmente baseadas nas suas recordações pessoais e nas ideias de senso comum. Depois do trabalho desenvolvido na Unidade Curricular e após a passagem pelo contexto, os alunos mudaram radicalmente de opinião, valorizando mais o educador de infância, a educação pré-escolar, a necessidade de uma formação específica e o trabalho desenvolvido com crianças em idade de educação pré-escolar, considerando-o fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária

autores

  • Carla Alexandra do Espírito Santo Guerreiro
  • Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo

data de publicação

  • maio 2018