Estratégias de promoção da oralidade e escrita na educação pré-escolar Conference Paper uri icon

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  • O projeto que apresentamos, embora não esteja concluído, encontra-se em fase adiantada de execução e integra crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade que frequentam instituições de Educação Pré-escolar na cidade de Bragança (Nordeste de Portugal) sendo dinamizado pelos alunos da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional II (IPPII), do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança. Através da sua implementação, pretendemos alcançar duas ordens de objetivos: 1.ª consciencializar os alunos da Licenciatura em Educação Básica de questões essenciais, tais como a importância do Livro e da Literacia e do relevo que deve assumir a consciência fonológica em contexto de Educação Pré-escolar; 2.ª que as crianças destinatárias diferenciassem o desenho da escrita (código icónico vs. código escrito); conhecessem a direcionalidade da escrita; identificassem diferentes caraterísticas das convenções gráficas; reconhecessem a correspondência entre fonema/grafema da sua língua materna - o Português e conseguissem aplicar novo vocabulário em diferentes contextos situacionais, entre outros aspetos. O projeto foi operacionalizado através da criação de situações significativas e contextualizadas do uso da leitura, da escrita e da imagem, recorrendo a situações de jogo e brincadeira e a situações de exploração individual e interação interpares e educador-criança. Para aferir os resultados, além das observações e registos fotográficos e escritos dos alunos da ESE dinamizadores do Projeto, delinearam-se instrumentos de registo - grelhas- que permitiram aos alunos dinamizadores do mesmo e aos supervisores do estudo aferir se os objetivos definidos tinham sido alcançados e qual o seu grau de consecução. Através da implementação do projeto, esperamos conseguir validar a tese da importância de planificar e desenvolver atividades promotoras de situações de oralidade e da escrita, com base no livro de potencial receção infantil.

publication date

  • January 1, 2016