selected publications
-
academic article
- Evolução temporal do suicídio na Península Ibérica: 1971- 2013 2018
- Comunicar em saúde: a mais-valia da linguagem proverbial 2017
- BMI and the perception of the importance given to sexuality in obese and overweight people. BMC Health Services Research. 16:107-108. 2016
- Affective sexuality in people with changes of eating behavior (CEB) - contribution to a sexual educational reflection. Atencion Primaria. 48:25-120. 2016
- Body Image and Overweight in adults obese female: What about promotion health Education?. Atencion Primaria. 48:25-120. 2016
- Vigilância infantil no 1.º ano de vida: conhecer e intervir para prevenir 2016
- Vigilância infantil no 1º ano de vida: conhecer e intervir para prevenir. Revista Egitania Sciencia. 2016
- Competências emocionais: uma questão de género? 2012
- Percepção de saúde em alunos do ensino superior: atitudes e comportamentos promotoras de saúde 2011
- Promoçâo da saúde: um contributo paremiológico 2011
-
book
- I Congresso Internacional Inteligência Emocional: livro de atas 2020
- I Congresso Internacional Inteligência Emocional: livro de atas 2019
- I Congresso Internacional em Inteligência Emocional e III Seminário Internacional em Inteligência Emocional: livro de resumos 2019
- Building Bridges. Social Inclusion and Wellbeing of Families of Children With Special Needs (PSI-WELL) 2018
- II Seminário Internacional em Inteligência Emocional: livro de resumos 2015
- Livro de atas do II seminário internacional em inteligência emocional 2015 2015
- Auto-motivação 2004
- Competência emocional 2004
- A escola na rolança do tempo 2002
-
chapter
- Aprendizagem de adultos - andragogia. 11-51. 2019
- Competência emocional. 132-135. 2019
- Educação emocional. 224-227. 2019
- Inteligência emocional. 424-431. 2019
- Programa da Unidade 6 - Autogestão - regulação emocional. 43-47. 2019
- Informações de caráter geral – Portugal. 26-32. 2018
- Prefácio. 5-13. 2018
- Program unit 6 - self-management. 84-88. 2018
- Program unit 6 - self-management. 2018
- Program unit 9 - emotional competence – empathy. 110-112. 2018
- Program unit 9 - emotional competence – self awerness. 99-103. 2018
- Program unit 9 - emotional competence – self motivation. 104-109. 2018
- Program unit 9 - emotional competence – social emotional skills. 113-120. 2018
- Strategies for fostering wellbeing within family. 40-49. 2018
- Strategies for fostering wellbeing within family. 2018
- The adult learning theory – andragogy. 7-17. 2018
- Depressão em diabéticos não-insulino dependentes. 217-227. 2015
- Educação emocional, um contributo para a gerontologia. 275-286. 2012
- O Gerontólogo… um mediador no espaço gerontológico. 41-63. 2012
- Gestão de emoções em seniores. 40-81. 2011
- Ideias para um envelhecimento activo 2011
- Prefácio de [Competência Emocional em Enfermeiros].. 13-23. 2010
- Escala Veiga Branco das capacidades da inIteligência emocional (EVBCIE): partes I e III. Competências Profissionais dos Enfermeiros : a Excelência do Cuidar.. 162-164. 2009
- Prefácio de [Competências profissionais dos enfermeiros : excelência do cuidar]. 17-21. 2009
- Competência emocional em professores. 361-379. 2007
- Informações de caráter geral – Portugal
-
conference paper
- Comorbilidades associadas a prostatectomia transvesical (PTV) – uma análise em homens com hiperplasia benigna da próstata. 74-74. 2022
- Competência emocional: um estudo exploratório de enfermeiros em cuidados paliativos. 46-47. 2022
- Complicações emergentes no pós-operatório imediato na prostatectomia transvesical, em hiperplasia benigna prostática. 42-42. 2022
- Competência emocional e assertividade dos enfermeiros que prestam cuidados ao doente crítico e família. 90-90. 2021
- Infeção por covid 19 em profissionais de enfermagem - sentimentos e emoções. 67-67. 2021
- A co-creation methodology in heath graduations - perceptions of the graduating actors. 25-25. 2020
- A co-creation methodology in heath graduations; perceptions of the graduating actors 2020
- A sobrecarga do cuidador da pessoa com doença mental. 193-193. 2020
- A supervisão clínica em enfermagem – uma perspetiva dos atores. 186-186. 2020
- A transversalidade de implementação da supervisão clínica em enfermagem. 185-185. 2020
- Comparative study before and after innovative learning methodology – a qualitative analysis of health students' perceptions 2020
- Comparative study before and after innovative learning methodology: a qualitative analysis of health students' perceptions 2020
- Competência emocional e supervisão clínica em enfermagem – uma práxis promotora de qualidade. 179-179. 2020
- Competências e estratégias do enfermeiro supervisor no ensino clínico. 187-187. 2020
- Desenvolvimento pessoal e profissional em supervisão clínica potenciado pela relação de ajuda. 168-168. 2020
- Educação emocional em supervisão educativa clínica: que pertinência?. 30-31. 2020
- Formação e supervisão clínica em enfermagem – estratégia emergente de competências pessoais e profissionais. 195-195. 2020
- Formação e supervisão clínica – perspetivas diferenciadas de uma praxis atual. 184-184. 2020
- Habilidades sociais do supervisor clínico em enfermagem e a atual determinante legal. 198-198. 2020
- Health promotion innovation – a co-creation art visit cycle. 23-23. 2020
- Influência da supervisão clínica em enfermagem na qualidade dos cuidados. 183-183. 2020
- Innovation of learning processes – a students art-educ co-creation. 24-24. 2020
- Intervenções autónomas dos enfermeiros portugueses no doente com síndrome coronário agudo – resultados pré teste. 170-170. 2020
- Modelos de supervisão clínica em enfermagem no contexto de urgência: realidade ou desafio?. 203-203. 2020
- Qualidade de vida do cuidador familiar da pessoa com esquizofrenia. 194-194. 2020
- Supervisão clínica: conceitos, modelos e teorias – prática refletida como essência da supervisão clínica. 171-171. 2020
- Testamento vital – perceção dos conhecimentos e atitudes dos enfermeiros. 173-173. 2020
- A sobrecarga do cuidador da pessoa com doença mental 2019
- A transversalidade de Implementação da Supervisão Clínica em Enfermagem 2019
- Afetivo-sexualidade e compulsão alimentar: qual a relação?. 109-110. 2019
- Comer o quê? - Relação entre a vivência afectivo-sexualidade e índice de massa corporal. 107-108. 2019
- Competência emocional e supervisão clínica em enfermagem- uma praxis promotora de qualidade 2019
- Desenvolvimento pessoal e profissional em supervisão clínica potenciado pela relação de ajuda 2019
- Emotional health of teachers: the importance of emotional intelligence training 2019
- Empatia e traços de personalidade em enfermeiros. 66-67. 2019
- Formação e supervisão clínica enfermagem - estratégia emergente de competências pessoais e profissionais 2019
- Formação e supervisão clínica – perspetivas diferenciadas de uma praxis atual 2019
- Habilidades sociais do supervisor clínico em enfermagem e a atual determinação legal 2019
- Influência da supervisão clinica em enfermagem na qualidade dos cuidados 2019
- Modelos de supervisão clínica em enfermagem no contexto de urgência. 130-130. 2019
- Qualidade de vida do cuidador familiar da pessoa com esquizofrenia 2019
- Quando as emoções se confundem com a vontade de comer: dados preliminares. 103-104. 2019
- Regulação emocional e a sua relação com o índice de massa corporal. 105-106. 2019
- Resiliência em enfermeiros: inaudita capacidade de construção humana. 59-60. 2019
- Supervisão clínica: conceitos, modelos e teorias – prática refletida como essência da supervisão clínica 2019
- Visão e estratégia da gestão sobre a pedagogia no ensino superior. 177-177. 2019
- A violência doméstica como variável de co-morbidade no desenvolvimento infantil - perspectiva a partir de um estudo retrospectivo com mudanças significativas 2018
- A violência doméstica como variável de co‐morbidade no desenvolvimento infantil ‐ perspectiva a partir de um estudo retrospectivo com mudanças significativas. 59-60. 2018
- Comparative analysis between good teacher idealized profile, and neuro-didactic guidelines of the brain-based learning and educational neuroscience method. 61-62. 2018
- Construindo pontes – um projeto em pais de crianças com necessidades Especiais (CNE) em Portugal. 88-89. 2018
- Determinantes socioeconómicas do stress do casal em familias de crianças com necessidades especiais. 179-180. 2018
- For a reflection in neuroeducation – brain-based learning method principles and its application in higher education level. 61-61. 2018
- Importance attached to sexual intercourse, orgasm, sexual satisfaction and binge eating 2018
- Relationship between professional motivations and the expectation of staying at the same workplace: A cross-sectional descriptive study with physicians in Portugal. 670-686. 2018
- Sexual initiation, number of sexual partners and body mass index 2018
- Affective relationships from youth and adults’ perspectives.. 40. 2017
- Aprender a perceção e estratégias do contexto de morte em cuidados paliativos. 123-123. 2017
- Binge eating disorder in patients with different body mass indexes. 122-122. 2017
- Body mass index profile in adolescents and its relation with weight concerns. 224-225. 2017
- Determinantes da competência emocional em profissionais de enfermagem – uma abordagem sistemática. 121-121. 2017
- Domestic violence and child development – systematic literature review. 71. 2017
- Domestic violence – a retrospective study witn significant changes. 71. 2017
- Experiences in affective-sexual obesity contexts 2017
- Experientes In affective-sexual obesity contexts. 179. 2017
- Iniciação e frequência sexual e binge eating- estudo descritivo em obesos. 117-117. 2017
- Loving relationships – between the essential and the impossible. 32. 2017
- Parental resilience or dyadic resilience as heal th promoting variable: an overview in scientific production. 74-74. 2017
- Prevalência da Compulsão Alimentar Periódica em Adultos. Acta Portuguesa de Nutrição. 50. 2017
- Relation between body mass index and periodic eating compulsion. 139-140. 2017
- Relationship between body mass index and binge eating disorders 2017
- Resilience and emotional regulation in parents of children with special needs (SN). 56-57. 2017
- Sexual satisfaction and binge eating behaviors: correlation study. 143-143. 2017
- Socioemotional competences of adolescents living in host institutions. 63. 2017
- Stress and psychological well-being: study in parents of children with special needs. 61-61. 2017
- The awareness over experience with critical patient (CP) at high risk of l ife – exploratory descriptive approach. 80-80. 2017
- Vaccination indicators of measles, hepatitis B and tetanus a look beyond borders. 82. 2017
- Vivências de pais com uma criança com NEE 2017
- What heal th professionals feel when they think about their work wi th cri tical patients – exploratory descriptive approach. 79-79. 2017
- Índice de massa corporal e (in) satisfação sexual: estudo correlacional. Acta Portuguesa de Nutrição. 46. 2017
- Índice de massa corporal e (in)satisfação sexual: estudo correlacional 2017
- Affective sexuality in people with changes of eating behavior (CEB) – contribution to a sexual educational reflection. Atencion Primaria. 2016
- Body image and overweight in adults obese female - what about Promotion Health Education?. Atencion Primaria. 25-120. 2016
- Body image perception in adolescents and concern with weight. Atencion Primaria. 2016
- Ciência e tradição: pão, água e vinho na alimentação. 545-553. 2016
- Determinantes das competências emocionais em diabéticos. 42-42. 2016
- Excessos alimentares e saúde: o que dizem os provérbios. 565-571. 2016
- Formas de expressão da criança em vivência da morte – um estudo de caso. 117-117. 2016
- Perceção dos estudantes sobre a importância das competências pessoais, interpessoais e instrumentais no exercício da profissão em tecnologias da saúde 2016
- Riscos psicossociais e comunicacionais e estratégias de intervenção em crianças com síndroma de asperger. 119-119. 2016
- A razão e a emocão uma perspetiva proverbial 2015
- A razão e a emocão, uma perspetiva proverbial. 169-179. 2015
- A razão e a emocão: uma perspetiva proverbial 2015
- A razão e emoção - uma perspetiva proverbial 2015
- Atitudes comunicacionais na vivência da morte de um familiar internado na RNCC. 28-28. 2015
- Autoestima, otimismo, satisfação com a vida e afetos em jovens estudantes do ensino superior. 30-30. 2015
- Depressão em diabéticos não-insulino dependentes 2015
- Descriptive profile: emotional competence of diabetics. 15-16. 2015
- Fome emocional: revisão da literatura. 37-37. 2015
- Gordura visceral abdominal, autoimagem e patologias sequentes: revisão da literatura. 45-45. 2015
- Pertinência da espiritualidade em cuidados paliativos da RNCCI. 35-35. 2015
- Affective-sexual relationships and eating disorders in obesity context - a systematic review. Atencion Primaria. 38-38. 2014
- Autopercepção da vida e autoconfiança dos estudantes no envolvimento e realização de projetos pessoais e coletivos. 394-408. 2014
- Autorrealização na doença crónica. Referencia. 24-24. 2014
- Contribución de la formación en educación emocional para el bienestar de los profesores. 328-342. 2014
- Emotional education course evaluation – a study in healt care professionals. 474-489. 2014
- Emotional state, state nutrition and body image. Atencion Primaria. 44-44. 2014
- Empowerment de adultos e idosos em contextos de cidadania.. Referencia. 64-64. 2014
- Nurses in emotional competence: exploratory study on population of continued care national network. 48-48. 2014
- Relações afectivas sexuais e distúrbios do comportamento alimentar em contexto de obesidade - uma revisão sistemática 2014
- Uma nova perspetiva no cuidar: competência emocional (CE) nos fisioterapeutas da rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI). 45-45. 2014
- A auto-consciência dos comportamentos dos professores – na escola não há inocentes. 482-491. 2013
- Autoperçeção da vida e autoconfiança dos estudantes no envolvimento e realização de projetos pessoais e coletivos. 222-222. 2013
- Competência emocional (CE) nos fisioterapeutas da rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI) 2013
- Do estado (não) educador aos agentes educativos gestores de emoções. 79-89. 2013
- Evaluación de la aceptación de las enfermedades crónicas : una necesidad 2013
- Gestão de emoções em grupos. Uma teoria fundamentada nos dados. 175-181. 2013
- A autoconsciência dos comportamentos dos professores – na escola não há inocentes 2012
- Competência emocional (ce) e local de trabalho: estudo descritivo em tipologias de unidades da rede nacional cuidados continuados (rncc). 1-7. 2012
- Competência emocional nos fisioterapeutas da rncci – estudo descritivo. 1-12. 2012
- Competências emocionais e comportamentos fisicamente abusivos. 1-17. 2012
- Competências emocionais e violência conjugal - influência na vitimação e perceção da qualidade de vida. 1-17. 2012
- Competências emocionais: uma questão de género? 2012
- Descriptive profile: emotional competence of RNCCI social assistants. 1-7. 2012
- Do Estado (não) educador aos agentes educativos gestores de emoções 2012
- Efeitos da formação em educação emocional nas competências emocionais de professores. 1-16. 2012
- Emociones y salud actividades propiciadoras de emociones positivas. 1/6-6/6. 2012
- Emociones y salud. Un estudio en diabéticos tipo II. 1-6. 2012
- Emotional competence in healthcare professionals: correlationaland and comparative research. European Journal of Epidemiology. 2012
- Emoções positivas, bem-estar e saúde: um estudo com professores. 1-13. 2012
- Estudiantes, emociones y salud. 1-6. 2012
- Identidade de autoria e abordagens à escrita dos estudantes do ensino superior: percepção dos alunos das ciências da saúde. 8132-8132. 2012
- Nursing emotional competence profile: exploratory study in continued care national network 2012
- Professional accomplishment (rp) and emotional competence (ec) nurses of national network care continuum (rcci). 1-6. 2012
- Sentimento gratificação profissional (sgp) e competência emocional (ce) dos enfermeiros na organização (rncc). 1-8. 2012
- Auto-motivación como factor de la competência emocional 2011
- Basic emotions - self-awareness. 64-64. 2011
- Discoursive construction of resilience as a moderate variable of emotional competence.. 109-109. 2011
- Emotional competence profile in a higher education students sample. 110-110. 2011
- Flow state – a potential of emotional intelligence. 65-65. 2011
- Gestão de emoções em grupos - teoria fundamentada nos dados 2011
- How different an emotional competence profile can be, when we became slim? – longitudinal case study. 111-111. 2011
- Managing emotions - an ability of emotional intelligence.. 66-66. 2011
- Managing emotions in situations of suffering – how do we manage negative emotions when they are triggered by our personal decision?. 112-112. 2011
- Percepção de saúde em alunos do ensino superior : atitudes e comportamentos promotoras de saúde 2011
- Teacher skills – emotional intelligence skills profile. 67-67. 2011
- Aprendizagem: família e paremeologia 2010
- General and obesity nutritional knowledge in health and non-health higher students. 366-366. 2010
- Las emociones toman la palabra 2010
- La Inteligencia emocional en una organización de educación 2009
- Comportamentos alimentares dos pais... um factor patogénico para os filhos? 2008
- Emoções e promoção da saúde 2008
- Practice placement Learning students and placement educators satisfaction 2008
- Provérbios… mensagens geracionais para a promoção da saúde 2008
- Sexualidade VS comportamentos de risco 2008
- Skills identification of the extent of dietetics through the experiences of internships 2008
- Violência doméstica, toxicodependência e alcoolismo: a experiência da Associação Reaprender a Viver, Bragança. 1-13. 2005
-
document
- Intervenciones de enfermería en el tratamiento del dolor en pacientes de los servicios básicos de urgencias. Millenium. 1-12. 2023
- Visão e estratégia da gestão sobre a pedagogia no ensino superior 2019
- Comparative Analysis between Good Teacher idealized Profile, and Neuro-Didactic Guidelines of the Brain-based learning and educational neuroscience method 2018
- Determinantes socioeconómicas do stress do casal em famílias de crianças com necessidades especiais 2018
- Evolução temporal do suicídio na Península Ibérica: 1971- 2013 2018
- Relação entre stress parental e as caraterísticas socioeconómicas de pais de crianças com necessidades especiais 2018
- Affective relationships from youth and adults' perspectives.. 40-41. 2017
- Domestic violence and child development: systematic literature review. 71-71. 2017
- Domestic violence: a retrospective study with significant changes. 70-71. 2017
- Loving relationships – between the essential and the impossible 2017
- Parental resilience or dyadic resilience as heal th promoting variable: an overview in scientific production. 74-74. 2017
- Relationship between body mass index and binge eating disorders 2017
- Resilience and emotional regulation in parents of children with special needs (SN). 56-57. 2017
- Stress and psychological well-being: study in parents of children with special needs. 61-61. 2017
- Vivências de pais com uma criança com NEE. s/p-s/p. 2017
- Perceção dos estudantes sobre a importância das competências pessoais, interpessoais e instrumentais no exercício da profissão em tecnologias da saúde. 18-18. 2016
- Determinantes das competências emocionais em diabéticos. 42-42. 2016
- Vigilância infantil no 1º ano de vida: conhecer e intervir para prevenir 2016
- A razão e a emoção uma perspetiva proverbial 2015
- Competências emocionais: uma questão de género? 2012
- Percepção de Saúde em Alunos do Ensino Superior:Atitudes e comportamentos Promotoras de Saúde 2011
- Percepção de saúde em alunos do ensino superior: atitudes e comportamentos promotoras de saúde 2011
- Promoçâo da saúde: um contributo paremiológico 2011
- Aprendizagem : família e paremiologia 2010
- Aprendizagem: familia e parameologia 2010
- Provérbios… mensagens geracionais para a promoção da saúde 2008
-
journal article
- Perceção de satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de enfermagem numa urgência médico-cirúrgica. Referencia. 1-10. 2023
- Contextos de contaminação em enfermeiros por SARS-Cov-2, durante a pandemia. RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. 2023
- Intervenções autónomas de enfermagem como indicadores sensíveis de qualidade aos cuidados ao doente com ventilação não invasiva. Servir. 21-34. 2023
- Intervenções de enfermagem em gestão de dor no serviço de urgência – revisão integrativa da literatura. Servir. 1-14. 2023
- Intervenções interdependentes de enfermagem como indicadores sensiveis de qualidade - cuidados em ventilação não invasiva. Millenium. 1-8. 2023
- Perfil de stress dos enfermeiros de urgência/emergência em contexto covid-19: determinantes profissionais. Millenium. 1-10. 2023
- Caracterização do fluxo ativação da equipa de emergência médica intra-hospitalar. Servir. 36-46. 2022
- Indicadores de segurança e gestão de risco sensíveis aos cuidados de saúde: perspetiva dos profissionais de enfermagem. Servir. 85-103. 2022
- Estudo psicométrico: questionário de conhecimentos das intervenções autónomas de enfermagem no doente com síndrome coronário agudo. Referencia. 1-10. 2020
- Questionário de eficácia clínica e prática baseada em evidências: análise factorial confirmatória em uma amostra de enfermeiros. Millenium. 2020
- The relationship between emotional intelligence ability and teacher efficacy. Universal Journal of Educational Research. 916-923. 2020
- A pessoa em situação crítica submetida a ventilação não invasiva num serviço de urgência. Referencia. 13-22. 2019
- Evolução temporal do suicídio na Península Ibérica: 1971- 2013. Enfermagem de Saúde Mental. 93-98. 2018
- Relação entre stress parental e as caraterísticas socioeconómicas de pais de crianças com necessidades especiais. INFAD Revista de Psicología. 219-228. 2018
- Comunicar em saúde: a mais-valia da linguagem proverbial. INFAD. Revista científica internacional de psicología educativa y evolutiva de la infancia, adolescencia, mayores y discapacidad.. 39-46. 2017
- Child surveillance in the 1st year: learning to intervene in order to prevent. Revista Egitania Sciencia. 89-102. 2016
- Competências emocionais: uma questão de género?. INFAD Revista de Psicología. 19-27. 2012
- Educação emocional como ferramenta propiciadora de emoções positivas. INFAD Revista de Psicología. 53-61. 2012
- Percepção de saúde em alunos do ensino superior: atitudes e comportamentos promotoras de saúde. INFAD Revista de Psicología. 479-487. 2011
- Promoçâo da saúde: um contributo paremiológico. Etnicex. 197-211. 2011
- Aprendizagem: familia e parameologia. INFAD Revista de Psicología. 463-466. 2010
- Do paradigma formativo relacional... ao paradigma desenvolvimentista salutogénico, através da relação educativa. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 36-40. 2000
-
report
-
thesis