Construindo pontes – um projeto em pais de crianças com necessidades Especiais (CNE) em Portugal
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O Projeto europeu “Psi‐Well: Construir Pontes em pais de crianças com necessidades especiais (NE)”, tem como objetivos, conhecer o tipo de NE das crianças, promover a inclusão social e bem‐estar das famílias na europa, através de um programa de intervenção para pais de CNE. Estudo exploratório, quantitativo, descritivo e transversal, realizado entre março e julho de 2017, numa amostra, de Portugal, do tipo bola de neve de 274 pais de crianças com NE. Maioritariamente, a amostra era constituída por pais do género feminino (65%), casados (61,3%) e com menos de 40 anos (54%). A maioria dos pais tinha 2 (49,6%) ou 1 (38%) crianças e até 3 ou mais crianças (10,4%), revelando que os pais de CNE também têm outros filhos. As CNE apresentavam 41 tipos de deficiência, principalmente: Problemas de Aprendizagem (35,5%) e Distúrbios Emocionais (26,3%), seguidos de NE do tipo cognitivo e comportamental: 25,5% das crianças, apresentava Perturbação Comportamental e 18,6% comprometimento cognitivo, Deficite de Atenção e Hiperatividade (DAHA) (18,2%), deficiência intelectual (15,7%), desordem do espectro autista (11,7%) e paralisia cerebral (4%). Este conjunto de NE, embora não sendo exatamente patologias biológicas, são fenómenos que causam problemas e dor emocional: perturbam o contexto da aprendizagem, nas relações escolares e interpessoais na família. Isto é muito incapacitante e perturbador para cuidadores e crianças: tanto a nível dos pais quanto dos filhos. Os resultados evidenciam a pertinência da aplicação deste Projeto em Portugal e da Formação de Pais, no sentido do seu bem‐estar, na vivência da parentalidade de CNE e para a sua inclusão social.
Trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Erasmus+ Building Bridges: Promoting
social inclusion and wellbeing for families of children with special needs (PSI‐WEL) ‐
KA2 ‐ Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices Strategic
Partnerships for adult education ‐ Form hash code: D54537E3B63E4B91. (Portuguese
Coord: Veiga‐Branco, M.A.R.)