Construindo pontes – um projeto em pais de crianças com necessidades Especiais (CNE) em Portugal Conference Paper uri icon

abstract

  • O  Projeto  europeu  “Psi‐Well:  Construir  Pontes  em  pais  de  crianças  com  necessidades  especiais  (NE)”,  tem  como  objetivos,  conhecer  o  tipo  de  NE  das  crianças, promover a inclusão social e bem‐estar das famílias na europa, através de  um programa de intervenção para pais de CNE.  Estudo exploratório, quantitativo, descritivo e transversal, realizado entre  março e julho de 2017, numa amostra, de Portugal, do tipo bola de neve de 274 pais  de crianças com NE.   Maioritariamente, a amostra era constituída por pais do género feminino  (65%), casados (61,3%) e com menos de 40 anos (54%). A maioria dos pais tinha 2  (49,6%) ou 1 (38%) crianças e até 3 ou mais crianças (10,4%), revelando que os pais  de CNE também têm outros filhos. As CNE apresentavam 41 tipos de deficiência,  principalmente:  Problemas  de  Aprendizagem  (35,5%)  e  Distúrbios  Emocionais  (26,3%), seguidos de NE do tipo cognitivo e comportamental: 25,5% das crianças,  apresentava  Perturbação  Comportamental  e  18,6%  comprometimento  cognitivo,  Deficite de Atenção e Hiperatividade (DAHA) (18,2%), deficiência intelectual (15,7%),  desordem do espectro autista (11,7%) e paralisia cerebral (4%).  Este conjunto de NE, embora não sendo exatamente patologias biológicas,  são fenómenos que causam problemas e dor emocional: perturbam o contexto da  aprendizagem,  nas  relações  escolares  e  interpessoais  na  família.  Isto  é  muito  incapacitante  e  perturbador  para  cuidadores  e  crianças:  tanto  a  nível  dos  pais  quanto dos filhos. Os resultados evidenciam a pertinência da aplicação deste Projeto  em Portugal e da Formação de Pais, no sentido do seu bem‐estar, na vivência da  parentalidade de CNE e para a sua inclusão social.
  • Trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Erasmus+ Building Bridges: Promoting social inclusion and wellbeing for families of children with special needs (PSI‐WEL) ‐ KA2 ‐ Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices Strategic Partnerships for adult education ‐ Form hash code: D54537E3B63E4B91. (Portuguese Coord: Veiga‐Branco, M.A.R.)

publication date

  • January 1, 2018