A razão e a emocão, uma perspetiva proverbial
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O desenvolvimento de competências emocionais, particularmente do conhecimento emocional, tem vindo a ser considerado uma importante aquisição para a saúde e bem-estar e para a adaptação social. No patrimônio cultural e na linguagem do homem comum existe um conjunto de palavras que designam variações ou tipos de emoções. A cultura não apenas fornece os nomes de um conjunto de emoções, oferece- também um discurso sobre suas causas e consequências Oliva et al (2006).
O desenvolvimento de competências emocionais, particularmente do conhecimento emocional, tem vindo a ser considerado uma importante aquisição para a saúde e bem-estar e para a adaptação social. No patrimônio cultural e na linguagem do homem comum existem um conjunto de palavras que designam variações ou tipos de emoções. A cultura não apenas fornece os nomes de um conjunto de emoções, oferece também um discurso sobre suas causas e consequências (Oliva et al, 2006).
Os Objetivos deste trabalho de pesquisa são essencialmente dois: o primeiro é exatamente conhecer a existência de provérbios em lingua portuguesa com mensagem e significado relacionados com as emoções e sentimentos. O segundo objetivo é reconhecer o sentido e o significado que está implícito a essa mensagem do provérbio.
Considerando os objetivos previamente traçados, foi desenvolvida uma esquisa de natureza qualitativa, com recolha sistemática e organizada de ocorrências paremiológicas associadas a emoções, sentimentos ou a estados emocionais mais ou menos evidentes para toda a população em geral, e seletivamente retiradas em dois sites de provérbio: shttp://www.citador.pt/proverbios.php, e http://www.portalda literatura .com/proverbios.php e ainda a Associação Internacional de Paremiologia-http://www.aip-iap.org/pt/.
Partindo dos pressupostos e conceitos de Goleman (1995) para o construto de Inteligência Emocional, no que vem sendo corroborado por outros autores ( Bisquerra 2000, 2015; Veiga-Branco 2004, 2005) para o conceito de competência emocional, consideraram-se as cinco capacidades inseridas nestes construtos, para organizar e selecionar os provérbios e seus respetivos significados.
Num tempo posterior, o conteúdo discursivo dos provérbios foi submetido a análise de conteúdo e os provérbios foram assim organizados em conjuntos de habilidades que correspondem às capacidades da Inteligência Emocional e da Competência Emocional. Por fim, procedeu-se à categorização das expressões proverbiais.
Resultados: foram encontrados provérbios que expressam comportamentos reveladores de uma contenção de impulsos, provérbios que se reportam à atividade do mesencéfalo (amor, alegria) e finalmente provérbios que nos remetem ao cérebro reptiliano.