Vivências de pais com uma criança com NEE
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Cuidar de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) despoleta nas famílias alterações
ao nível das suas necessidades e prioridades. Diversos estudos têm demonstrado que estas famílias
vivenciam maiores níveis de distress (Delambo, et al, 2011; Lee, 2013), sofrimento psicológico e
isolamento social (Benson, 2006; Lecavalier et al., 2006; Pakenham et al., 2004), que podem persistir
durante a adolescência e a vida adulta, influenciando a qualidade das relações familiares e sociais.
Neste sentido, no âmbito de um protocolo inter institucional, no qual o Instituto Politécnico de
Bragança é uma entidade parceira, foi implementado o Projeto Erasmus+ “Psi-Well: Construindo
Pontes – Promoção de bem-estar e inclusão social em pais de crianças com Necessidades Especiais”.
Com esta comunicação visa-se caracterizar as famílias de crianças com NEE, comparativamente a
pais de crianças sem NEE. Para cumprir este propósito procedeu-se a um estudo exploratório, de
natureza quantitativa, descritivo e correlacional, utilizando como instrumento de recolha de dados
um questionário. Os resultados obtidos reiteram a necessidade de desenvolver competências parentais
e sócio-emocionais, essenciais para cuidar de uma criança com NEE, tendo em conta a promoção do
bem-estar e da inclusão destas famílias.