Competências emocionais: uma questão de género?
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Assume-se a relação entre as respostas emocionais expressas pelos estudantes, os seus modelos funcionais cognitivos e aprendizagem (Ruthig et al., 2008) e 0 fundamento para os objectivos desta pesquisa: Primeiro, conhecer 0 nível das capacidades do perfil de Competência Emocional (C.E.) dos estudantes do ensino superior, e posteriormente estudar essas diferenças entre géneros, ao nível das capacidades do seu perfil de C.E. Este estudo de caráter quantitativo e descritivo, foi levado a cabo numa amostra não probabilistica "acidental" constituída par 438 estudantes, 0 Instrumento de Recolha de Dados utilizado foi a "Escala Veiga de Competência Emocional" (EVCE), instrumento desenvolvido por Veiga-Branco (2004a, b). Os resultados mostram que mais de 50% dos estudantes registam um nível acima do moderado nas capacidades: Auto consciência, Empatia e Gestão das emoções em grupo. Todavia, a maioria regista valores abaixo do moderado nas capacidades Gestão de emoções e Auto motivação.