selected publications
-
academic article
- Approaching democracy: the virtues of representative democracy in mid-Victorian England 2018
- Enlightenment versus Counter-Enlightenment: Isaiah Berlin’s account of the role of the sciences and the humanities. Dedalus.Revista Portuguesa de Literatura Comparada. 131-142. 2016
- Enlightenment versus Counter-Enlightenment: Isaiah Berlin’s account on the sciences and the humanities. Dedalus. 2016
- MOOCs: traspasando barreras tecnológicas? 2016
- Irregular Plurals: an Ingenious Way of Teaching Grammar. EduSer. 4:13-29. 2012
- Plurais irregulares: uma forma criativa de ensinar gramática 2012
- Cosmopolitanism and patriotism: questions of identity, membership and belonging. Annals of the University of Craiova. 151-160. 2009
- Imigração e as políticas de inclusão das minorias étnicas na Grã-Bretanha do século XXI. EduSer. 107-116. 2006
-
book
- Importância da inclusão de atividades práticas para o enriquecimento da literacia climática 2023
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. Atas do IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras 2023
- Implementation of Digital Language Learning Opportunities in Higher Education. Guidelines for Good Practice 2023
- V Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras. Textos e Intertextos: de O Principezinho a outras manifestações artística. Livro de resumos 2023
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2023
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2022
- Mapeando abordagens da formação inicial de professores de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Cadernos do LabELing 2021
- Inclusão educativa - do passado ao presente 2020
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. Atas do III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (CILE). Ed. III. 2020
- Teaching Crossroads: 15th and 16th IPB Erasmus Weeks 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2020
- As tecnologias com potencial transformador em contexto educativo: realidade ou utopia? 2019
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. Atas do II Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (CILE) 2019
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2019
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2018
- Teaching Crossroads: 13th and 14th IPB Erasmus Weeks 2018
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2017
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
- Teaching Crossroads: 12th IPB Erasmus Week 2017
- Teaching Crossroads: 11th IPB Erasmus Week 2016
- Liberalismo e os preceitos da ética cosmopolita em Isaiah Berlin 2015
- Teaching Crossroads: 10th IPB Erasmus Week 2015
- Teaching Crossroads: 9th IPB Erasmus Week 2014
- Teaching Crossroads: 8th IPB Erasmus Week 2013
- Teaching Crossroads: 7th IPB Erasmus Week 2012
- Empire Building and Modernity 2011
- The British Empire. Ideology, Perspectives, Perceptions 2010
-
chapter
- Liberalismo e Opinião Pública. Representações da Imprensa liberal britânica em torno da revolução portuguesa de 1820. 305-321. 2022
- Power, cosmopolitanism and socio-spatial division in the commercial arena in Victorian and Edwardian London 2022
- Power, cosmopolitanism, and socio-spacial division in the commercial arena in Victorian and Edwardian England. 91-104. 2022
- News from Portugal Ecos da Revolução Liberal de 1820 na imprensa inglesa. 485-500. 2021
- “News from Portugal”. Ecos da Revolução de 1820 na imprensa inglesa 2021
- O ensino da didática do inglês nos mestrados profissionalizantes no contexto de Bolonha. As línguas estrangeiras no ensino superior: balanço, estratégias e desafios futuros. 89-102. 2018
- Prática de Ensino Supervisionada: Obstáculos sociais e educativos. 119-128. 2015
- Isaiah Berlin and the Role of Education: from Riga to Oxford. 117-126. 2014
- Liberal Imperialism and the origins of Israel: the position of Isaiah Berlin. 194-203. 2014
- Our Burmese Days: a personal odyssey in the context of the British Colonial past 2014
- Our Burmese days: a personal odyssey in the context of the British Colonial past. 233-238. 2013
- Isaiah Berlin and the Anglo-American Predicament. 143-155. 2011
- On India de John Stuart Mill: barbárie versus civilização e a política de não intervenção 2010
- Living the British dream? Immigration, identity and the idea of citizenship in 21st century Britain 2007
- O Socialismo de Orwell: uma Nova Proposta Social em Plena 2ª Guerra Mundial 2005
- O socialismo de Orwell: uma nova proposta social em plena Segunda Guerra Mundial. 33-50. 2005
-
conference paper
- ENHANCING CRITICAL THINKING THROUGH JAMBOARD: AN ACTIVE LEARNING EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION. 3216-3222. 2023
- Formação de professores e escolas: que desafios num mundo interconectado?. 3-5. 2023
- The Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry: a timeless influence on films and artworks in popular culture. 39-39. 2023
- Past history through technology: digital resources based on the Holocaust survivor testimonies. 114-115. 2022
- TUT4IND: uma proposta de inclusão educativa no ensino superior. 88-100. 2022
- The QuILL project: digital technology and languages for specific purposes in HE. 205-205. 2022
- Transnational networks: (imagined) representations of the Portuguese liberal revolution by the British press. 4-4. 2022
- Innovation and creativity in uncanny times. Teaching strategies in language teaching.. 324-327. 2021
- Innovation and creativity in uncanny times. Teaching strategies in language teaching. 324-329. 2021
- QuILL: Quality in Language Learning. 74-75. 2021
- TUT4IND: Uma proposta de inclusão educativa no Ensino Superior. 88-100. 2021
- Tecnologias de apoio às línguas no ensino superior: um estudo exploratório. 1-10. 2021
- Uses and misuses of liberty over time: Isaiah Berlin on political liberty. IV Colóquio de Línguas Estrangeiras. 72-73. 2021
- A investigação em educação no cruzamento de (todas as) fronteiras. 3-6. 2020
- Tecnologias de apoio às línguas no ensino superior: um estudo exploratório. 161-171. 2019
- AduLeT: Uso Avançado de Tecnologias de Aprendizagem no Ensino Superior. V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019. 82-82. 2019
- Educação: Pensadores ao longo da História: Maria Montessori 2019
- Formação de professores de inglês do 1. o CEB em Portugal: que currículos?. 15-15. 2019
- Importância da didática no mestrado em ensino do inglês no 1.o ciclo. 324-335. 2019
- Por e para uma educação para a autonomia. 3-6. 2019
- Power, cosmopolitanism and socio-spatial division in the commercial arena in Victorian and Edwardian London 2019
- Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável?. 3-7. 2018
- A importância da oralidade no ensino do Português. International Conference on Innovation, Documentation and Education: INNODOCT/18. 1015-1004. 2018
- George Orwell’s "Politics and the English Language". Euphemisms and metaphors in wartime Britain 2018
- George Orwell’s “Politics and the English Language”: euphemisms and metaphors in wartime Britain. 29-37. 2018
- Advanced use of Learning Technologies in Higher Education: AduLeT Project big picture 2017
- Pátria e Diáspora: Isaiah Berlin e o desafio do cosmopolitismo 2017
- Seis propostas para a formação de educadores e professores. 3-6. 2017
- The voice of God was English: language and politics during the English reformation. 37-37. 2017
- O ensino da didática do inglês nos mestrados profissionalizantes no contexto de Bolonha 2016
- George Orwell’s “Politics and the English Language”. Euphemisms and metaphors in wartime Britain 2016
- Inglês no 1.º ciclo do ensino básico no novo milénio: desafios e dificuldades na formação de professores. 142-148. 2016
- John Stuart Mill on education and progress. 58-60. 2016
- Rir e aprender: o humor como instrumento didático eficaz no processo ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras. 180-180. 2016
- Rir e aprender: o humor como instrumento didático no processo ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras 2016
- Concept questions: an effective way of checking understanding of meaning 2015
- Enlightenment versus Counter-Enlightenment: Isaiah Berlin's account on the sciences and the humanities. 16-16. 2015
- George Orwell’s “Politics and the English Language”: euphemisms and metaphors in post-war Britain 2015
- Inglês no 1.º ciclo do ensino básico no novo milénio: desafios e dificuldades na formação de professores. 142-148. 2015
- Approaching democracy: the virtues of representative government in mid-Victorian England. 61-62. 2014
- Prática de ensino supervisionada: obstáculos sociais e educativos. 46-46. 2013
- Liberal imperialism and the origins of Israel: the position of Isaiah Berlin. 21-21. 2011
- On India de John Stuart Mill: barbárie versus civilização e a política de não intervenção. 27-39. 2010
- Cosmopolitanism and patriotism: questions of identity, membership and belonging. 151-161. 2009
- Transformations of citizenship: politics of membership in Britain. 799-805. 2009
- Living the British dream? Immigration, identity and the idea of citizenship in 21st century Britain. Anglo Saxonica. 123-132. 2007
-
document
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência (Incte’23): Livro de Atas. 2024
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. Livro de Atas do IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras. 2023
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. Livro de Resumos do V Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras 2023
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência. Livro de resumos. 2023
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência. Livro de resumos 2023
- Silva, E. M.; Chumbo, I.; Gonçalves, V.; Martins, C.; Dotras Bravo, A.; Alves, A. M. (2022). The QuILL Project: embracing digital technology in LSP teaching in Higher Education 2022
- Silva, E. M.; Couceiro, P. (2022). Transnational networks: (imagined) representations of the Portuguese liberal revolution by the British press 2022
- Transnational networks: (imagined) representations of the Portuguese liberal revolution by the British press 2022
- The QuILL project: digital technology and languages for specific purposes in HE 2022
- QuILL: Quality in Language Learning. 74-75. 2021
- Uses and misuses of liberty over time. Isaiah Berlin on political liberty. 72-73. 2021
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. IV CILE. Livro de resumos 2021
- QuILL - innovation and quality in language learning in higher education. 74-75. 2021
- Atas do V Encontro Internacional de Formação na Docência 2020
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. Livro de Atas do III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras 2020
- Teaching Crossroads15th and 16th IPB Erasmus Weeks. 2020
- Tecnologias de apoio às línguas no ensino superior: um estudo exploratório 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2020
- III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras: Livro de resumos 2019
- AduLeT project and its community of practice: an insight into technology advanced use within higher education 2019
- AduLeT: Uso Avançado de Tecnologias de Aprendizagem no Ensino Superior 2019
- Comunidade de práticas do projeto AduLeT: cenário de aprendizagem inovador 2019
- Educação: Pensadores ao longo da História: Maria Montessori 2019
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2019
- Importância da didática no mestrado em ensino do inglês no 1.o ciclo 2019
- Night-owls and larks: shedding light on cultural competence in translator training (resumo) 2019
- Power, cosmopolitanism and socio-spatial division in the commercial arena in Victorian and Edwardian London 2019
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2018
- AduLeT Project: the community of practice platform 2018
- Adulet project and educational technologies: updates to the state of the art 2018
- Culturas, Identidades e Litero-Línguas Estrangeiras. Vol. 1. De uma língua para a outra: perceções culturais e linguísticas. Livro de atas 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2018
- Teaching Crossroads. 13th and 14th IPB Erasmus Weeks 2018
- Teaching Crossroads: 13th and 14th IPB Erasmus Weeks 2018
- Pátria e Diáspora: Isaiah Berlin e o desafio do cosmopolitismo 2017
- II Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras. Livro de Resumos 2017
- II Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras: livro de resumos 2017
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
- La literatura traducida en el Plano Nacional de Leitura en Portugal: un enfoque exploratorio 2017
- Teaching Crossroads. 12th IPB Erasmus Week. 2017
- Teaching Crossroads: 12th IPB Erasmus Week 2017
- Inglês no 1.º ciclo do ensino básico no novo milénio: desafios e dificuldades na formação de professores 2016
- John Stuart Mill on education and progress 2016
- Teaching Crossroads. 11th IPB Erasmus Week 2016
- Teaching Crossroads: 11th IPB Erasmus Week 2016
- Concept questions: an effective way of checking understanding of meaning 2015
- Enlightenment versus Counter-Enlightenment: Isaiah Berlin’s account on the sciences and the humanities 2015
- George Orwell’s “Politics and the English Language”. Euphemisms and metaphors in post-war Britain 2015
- I Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras – de uma língua a outra: livro de resumos 2015
- Interactive Teaching Across Culture and Technology 2015
- Teaching Crossroads. 10th IPB Erasmus Week 2015
- Teaching Crossroads: 10th IPB Erasmus Week 2015
- Approaching democracy: the virtues of representative government in mid-Victorian England 2014
- I Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras – de uma língua a outra: livro de resumos 2014
- Teaching Crossroads. 9th IPB Erasmus Week 2014
- Teaching Crossroads: 9th IPB Erasmus Week 2014
- Prática de ensino supervisionada: obstáculos sociais e educativos 2013
- Teaching Crossroads. 8th Erasmus Week 2013
- Teaching Crossroads. 7th IPB Erasmus Week 2012
- Teaching Crossroads: 7th IPB Erasmus Week 2012
-
journal article
- Primary English teacher education in Portugal: an exploratory study. European Journal of Teacher Education. 1-21. 2022
- John Stuart Mill on Education and Progress. Anglo Saxonica. 1-17. 2021
- Introduction. “Victorians Like US”: The Victorian Age Revisited. Anglo Saxonica. 1-6. 2021
- Approaching democracy: the virtues of representative democracy in mid-Victorian England. Anglo Saxonica. 161-196. 2018
- Enlightenment versus Counter-Enlightenment: Isaiah Berlin’s account of the role of the sciences and the humanities. Dedalus. 131-142. 2016
- Irregular plurals: an ingenious way of teaching grammar. EduSer. 12-29. 2012
-
thesis