AduLeT community of practice: an innovative learning setting Conference Paper uri icon

abstract

  • O projeto europeu AduLeT tem o objetivo de promover o uso avançado de tecnologias de aprendizagem no ensino superior. O consórcio que representa o projeto é formado pela Ludwigsburg University of Education (LUE, Alemanha); University of Stuttgart (US, Alemanha), Universidad Complutense de Madrid (UCM, Espanha), Humak - University of Applied Sciences (Humak, Finlândia), John von Neumann University (JNU, Hungria), Open Universiteit Nederland (OUNL, Holanda), Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) e International Education and Training Institution (Pixel, Itália). O projeto visa melhorar a qualidade do ensino dos docentes, desenvolvendo as suas competências ao nível da utilização avançada de tecnologias educativas, através de uma Comunidade de Práticas (CoP). Esta comunidade permite a partilha de experiências de aprendizagem em contexto de ensino superior para resolver problemas educativos, interligando métodos com ferramentas. A título exemplificativo, se em contexto educativo, pretendermos introduzir um novo tema, descrever visualmente um conceito ou temática ou apresentar ideias resultantes de um trabalho em grupo podemos recorrer ao brainstorming e usar ferramentas para construir mapas mentais, tais como: FreeMind, Xmind, Mind42 online, Openmind, Popplet, Mindmeister, etc. É desejável que essa experiência de uso seja partilhada com essa CoP. Pretendemos com esta comunicação apresentar a plataforma de suporte à CoP e elucidar como os professores do ensino superior podem usar a CoP em situações de ensino e aprendizagem. A plataforma agrega métodos de ensino, ferramentas educativas e problemas, bem como uma matriz de métodos de ensino combinados com tecnologias adequadas, bem como as correspondentes soluções partilhadas por professores em resposta a problemas da sua atividade educativa. A CoP possibilita a consulta de boas práticas para o uso adequado de tecnologias educativas, devidamente enquadradas com métodos de ensino adaptados à resolução de problemas e outros requisitos de ensino, assim como o registo de professores que podem contribuir com novos métodos, ferramentas, problemas e soluções. Portanto, a CoP pretende ser uma plataforma que auxilie os professores a melhorar a qualidade do ensino, a criar redes de colaboração e a aperfeiçoar as suas competências de utilização avançada de tecnologias em cenários de aprendizagem inovadores.
  • Pretendemos com esta comunicação apresentar a plataforma de suporte à Comunidade de Práticas, no âmbito do projeto AduLeT, e elucidar como os professores do ensino superior podem usar a CoP no processo de ensino-aprendizagem. A plataforma agrega métodos de ensino, ferramentas educativas e problemas, uma matriz de métodos de ensino combinados com tecnologias adequadas, bem como experiências de uso (problemas e soluções) partilhadas por professores. A CoP possibilita a consulta de boas práticas para o uso adequado de tecnologias educativas, devidamente enquadradas com métodos de ensino adaptados à resolução de problemas e outros requisitos de ensino, assim como o registo de professores que podem contribuir com novos métodos, ferramentas, problemas e soluções. Portanto, a CoP pretende ser uma plataforma que auxilie os professores a melhorar a qualidade do ensino, a criar redes de colaboração e a aperfeiçoar as suas competências de utilização avançada de tecnologias em cenários de aprendizagem inovadores.
  • This paper aims to present the platform which supports the AduLeT Community of Practice (CoP), giving hints to higher education teachers on the use of the CoP in the teaching-learning process. The platform assembles teaching methods, technology enhanced learning (TEL) tools and problems, a matrix combining teaching methods with the most adequate tools, as well as user experiences (problems and solutions) shared by lecturers. The CoP works on the advisory level, facilitating good practice regarding the adequate use of TEL tools, matched with teaching methods adapted to problem fixing as well as other requirements. Lecturers can always register and thus add their own contribution to the CoP in regards new methods, tools, problems and solutions. Consequently, the CoP intends to: be a helpful platform so lecturers can improve their teaching performance, generate collaborative networks, and upgrade technology enhance learning competences in innovative learning settings.

publication date

  • January 1, 2019