Isaiah Berlin, um dos grandes nomes da História das Ideias do séc. XX, destacou-se entre os seus pares pela teoria dos dois conceitos da liberdade – a liberdade positiva e a liberdade negativa – e pelas ideias inovadoras do seu pluralismo de valores que veio conferir novo fôlego ao liberalismo.
Um dos desafios deste estudo consiste em mostrar que Isaiah Berlin, para além de se assumir como um pluralista, liberal e humanista, se guiou igualmente por valores morais cosmopolitas no sentido em que acreditava no valor do ser humano enquanto indivíduo e no respeito da dignidade e decência humanas.
Apesar de considerar o cosmopolitismo vazio de lealdade e de ideias, Berlin demonstrou atitudes cosmopolitas na forma de estar e interagir com os outros, pelo menos dentro de uma concepção de cosmopolitismo moral e de cosmopolitismo enraizado. O reconhecimento de valores éticos universais ou quase universais comuns ao ser humano, ainda que incompatíveis e incomensuráveis, sustenta a sua teoria do pluralismo de valores na compreensão cosmopolita de outras culturas.