O ensino com tecnologias apresenta-se como um novo paradigma face às competências que se exigem aos professores e aos alunos para o século XXI. A sua importância é inegável, porém diferentes contextos têm revelado constrangimentos no que concerne o uso efetivo de tecnologias no quotidiano. O projeto europeu AduLeT - Advanced use of learning technologies in higher education surge com o intuito de potenciar o recurso às tecnologias avançadas de aprendizagem no ensino superior através da criação de uma comunidade que possibilite a troca de experiências de uso que se revelem boas práticas de integração de tecnologias educativas em métodos de ensino. Para efeitos deste projeto foi criada uma definição abrangente de método de ensino a fim de congregar as diversas sensibilidades dos países participantes no consórcio. Assim, um método de ensino compreende um conjunto de metodologias, estratégias e técnicas, de uma forma mais abrangente, incluindo igualmente atividades e ferramentas a um nível mais restrito. Esta definição consubstancia-se na ideia de que os professores não se prendam exclusivamente a um único método, mas que usem uma variedade de métodos adequados aos objetivos das aulas e ao estilo de ensino/aprendizagem dos professores e alunos. A descrição do projeto e a metodologia aplicada para alcançar os modelos de linhas orientadoras para a Aprendizagem Assistida por Tecnologias constituirão a primeira parte deste capítulo. Seguidamente, analisar-se-ão os dados resultantes dos questionários e dos workshops implementados em cada um dos países do consórcio. Finalmente, será destacado o funcionamento e apresentados alguns dos principais resultados desta Comunidade de Práticas.