publicações selecionadas
-
artigo de revista
- A importância da literatura de potencial receção infantil na educação para a sustentabilidade. Brazilian Journal of Education, Technology and Society. 2024
- Literatura para a infância e educação emocional: o novelo de emoções de Elisabete Neves 2022
- A Diferença como valor na obra literária de Luísa Ducla Soares. Brazilien Journal of Education, Technology and Society. 2022
- Literatura para a infância-importância do contacto das crianças com o livro. INCTE-2020- Encontro internacional de formação na docência. 2020
- O Projeto de potencial receção inafantojuvenil na promoção da educação inclusiva. INCTE-2020- Encontro internacional de formação na docência. 2020
- Alargando horizontes lusófonos-o Ensino da Literatura portuguesa. INNODOCT-2020. 2020
- Aparições Marianas ou manifestações ovnilógicas em Trás-os-Montes?. Consciência (s). 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Valores emergentes em texto dramático para a infância percecionados por futuros professores. INCTE-2018. 2018
- A palavra e a imagem na construção de significados. II FIACED. 2018
- Literatura clássica para a infância na construção de valores. INCTE-2017. 2017
- Intrusos no jardim de infância: realidade ou ficção? perspetivas de educadores de infância 2017
- Terra d’encontros: a investigação por trás da ficção: os judeus portugueses, em terras raianas, no dealbar do séc. XX. Revista de Estudos Lusófonos, Língua e Literatura dos Colóquios da Lusofonia. 2017
- Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Bendito e louvado, meu conto acabado: a literatura tradicional como património cultural da humanidade. Anais UTAD. 2013
- Children’s and household tales: from oral tradition to children’s literature. Álabe: Revista de la Red de Universidades Lectoras. 2013
- António Torrado e os “Contos de Exemplo”: a trilogia: igualdade, liberdade, fraternidade. EduSer. 2012
- Do sentimento mágico da escrita: um olhar sobre a literatura portuguesa contemporânea. EduSer. 2008
-
artigo de conferência
- Diferentes somos todos, especiais também! 2023
- Diferentes somos todos... Especiais também! 2023
- A importância da poesia: ecologia e cidadania em José Jorge Letria 2022
- Literatura para a infância e educação emocional: o novelo de emoções de Elisabete Neves 2022
- The importance of tridimensional pop-up album on literature construction process 2022
- Literatura de potencial receção infantil e educação inclusiva: formando educadores e professores. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 2021
- Que farei com estes livros? -propostas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Literatura para a infância: Importância do contacto das crianças com o livro. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- Diz-me o que ensinas, dir-te-ei quem és… formar para uma educação ética 2020
- Diz-me o que ensinas, dir-te-ei quem és… literatura para uma educação na ética 2020
- Educação literária em português: alargando horizontes lusófonos 2020
- O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusiva 2020
- À flor dos livros: a literatura na educação emocional infantil 2020
- Interdisciplinaridade no Ensino Superior: uma experiência na licenciatura em Educação Básica 2019
- A diáspora dos judeus sefarditas no espaço lusófono: memórias de Branca Dias 2019
- A palavra e a imagem na construção de significados 2019
- Aparições marianas em Trás-os-Montes: manifestação religiosa ou ovnilógica?. Consciências'06: Colóquio "O sagrado nas sociedades contemporâneas". 2019
- Atualidade das conceções pedagógicas de Irene Lisboa 2019
- Carolina Michaëlis: pensadores ao longo da história 2019
- Perspetivas e conceções de alunos da LEB sobre educação pré-escolar 2018
- Valores humanos emergentes em obras de literatura clássica de potencial receção infantil 2018
- Literatura clássica de potencial receção infantil na construção de valores 2017
- Literatura clássica de potencial receção infantil na transmissão de valores 2017
- Promover o sucesso escolar através da literacia: o exemplo da escola técnica Estadual Canguçu, no Rio Grande do Sul 2017
- Valores humanos emergentes em obras de literatura clássica de potencial receção infantil 2017
- Áreas curriculares na educação de infância: perspetivas dos educadores 2017
- As atividades lúdicas e sua importância no processo de ensino-aprendizagem 2016
- De A Bela Adormecida a A Princesa Atrevida: a (des)construção dos Contos de Fadas na Literatura de potencial receção infantil 2016
- Estilos de aprendizagem e estilos de ensino: inclusão e interculturalidade 2016
- Estratégias de promoção da oralidade e escrita na educação pré-escolar 2016
- Grandes obras para pequenos leitores: estética e ética na literatura portuguesa contemporânea de potencial receção infanto-juvenil 2016
- Grandes obras para pequenos leitores: estética e ética na literatura portuguesa contemporânea de potencial receção infantojuvenil 2016
- Luís António Verney: apóstolo cívico do Iluminismo em Portugal 2016
- Para uma escola inclusiva: a integração de crianças/jovens asperger no ambiente educativo regular 2016
- É necessário todos estarmos envolvidos na formação de professores: percepções de orientadores cooperantes do 2.º ciclo acerca do processo de supervisão 2016
- A coexistência e influência recíproca das culturas judaica e católica numa aldeia da raia transmontana 2015
- A inclusão na educação pré-escolar: uma realidade ou uma utopia 2015
- E se eu fosse um gato?(...): a importância da literatura de potencial receção infantil, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na apropriação de valores 2015
- Poder local e educação: Descentralizar para otimizar processos de ensino-aprendizagem 2015
- “E se eu fosse um gato?(...) - A importância da literatura de potencial receção infantil, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na apropriação de valores 2015
- Continuidade pedagógica entre o 1.º e o 2.º ciclos: metodologias e recursos 2014
- Literatura de potencial receção infantil e formação de leitores multiculturais 2014
- Modernidade educativa: a (Trans)formação de professores para uma educação intercultural 2014
- Pedagogia dos sécs. XIX e XX: reflexos na atual sociedade portuguesa 2014
- O séc. XX: continuidade ou rutura na literatura para crianças? 2013
- Caminhos da escrita portuguesa para a infância, na atualidade 2010
- Palavras escritas, palavras partilhadas: um caso de sucesso na divulgação do livro e na dinamização da leitura 2009
- Mia Couto e o gato e o escuro: a escrita “brincriada” de um autor lusófono 2008
- A obra diarística de Torga: um olhar reflexivo sobre o diário VI 2007
- Livros e leitura: algumas reflexões acerca do espaço e do tempo dos livros na promoção da linguagem e literacia em contexto do espaço lúdico para a infância da escola superior de educação de Bragança 2007
- Reflexões pedagógicas na obra de Guerra Junqueiro 2006
-
livro
- A utilidade da informação contabilística na perspetiva dos gestores/empresários 2022
- Competitividade do turismo e impacto no crescimento económico nos países lusófonos 2021
- II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019: livro de resumos 2019
- II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos 2019
-
capítulo de livro
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- O "beijo mágico" das palavras de autores africanos: o poder transfigurador da escrita de Mia Couto e Ondjaki 2014
- Da ilusão das aparências ao mais profundo dos seres: mensagens subjacentes à escrita de Sophia para a infância 2012
-
teses
-
documento