Literatura de potencial receção infantil e educação inclusiva: formando educadores e professores Conference Paper uri icon

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  • A finalidade deste artigo é descrever o projeto desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Literatura Infantojuvenil da Licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior do norte de Portugal, e apresentar o estudo que foi feito com os estudantes que nele participaram sobre a sua avaliação do trabalho desenvolvido. Este projeto teve como objetivo principal o cruzamento de olhares entre a literatura de potencial receção infantil e a educação inclusiva, através da articulação de diferentes documentos de trabalho - obras de literatura de potencial receção infantil previamente selecionadas, e o documento Referencial de Educação para o Desenvolvimento (RED) (Justiça social). Foi trabalhado com os estudantes um corpus textual de autores portugueses, que se constitui como uma importante estratégia formativa neste campo. Os estudantes, em grupos de trabalho, leram as obras, fizeram a sua análise integral com enfoque no tema selecionado e propuseram formas de exploração das obras em contexto educativo. Entre outros, foi objetivo do projeto perceber como os estudantes avaliam o trabalho desenvolvido. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa e ao inquérito por questionário, que foi respondido pelos 10 participantes. Os resultados, analisados com recurso à descrição estatística, permitiram concluir que: no início do projeto nenhum estudante tinha conhecimento do RED; todos os estudantes concordam/concordam totalmente em considerar pertinente a articulação entre o RED e a obra de literária que trabalharam; todos concordam totalmente que o trabalho desenvolvido lhes permitiu uma melhor compreensão e interpretação das obras literárias sugeridas; a maioria dos estudantes concorda totalmente que a leitura da obra e o trabalho realizado a partir dela, suscitou a sua reflexão em torno da temática Inclusão e/ou Justiça Social e concorda/concorda totalmente que o trabalho realizado lhe permitiu pensar em formas de exploração das obras, em contexto educativo, promotoras de uma Educação Inclusiva e/ou Justiça Social.

publication date

  • January 1, 2021