selected publications
-
academic article
- Olhares retrospetivos de adultos ex-acolhidos face ao acolhimento residencial [Retrospective glances of formerly fostered adults in residential care]. EduSer. 16. 2024
- Saberes e práticas dos técnicos sobre a participação social da pessoa adulta com dificuldade intelectual e desenvolvimental [Knowledge and practices of technicians about the social participation of adults with intelectual and developmental disabilities]. EduSer. 15. 2023
- Bullying: perceções dos assistentes operacionais.. EduSer. 14:1-14. 2022
- Sensibilidade intercultural: um estudo empírico com estudantes PALOP no ensino superior.. EduSer. 14:1-10. 2022
- (In)visibilidade de necessidades percebidas pelos estudantes PALOP [(In)visibility of PALOP students' perceived needs].. EduSer. 12:1-16. 2020
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão 2019
- Identidades espelhadas pelos idosos residentes em Cabo Verde [Identities mirrored by elderly residents in Cape Verde]. EduSer. 8:81-93. 2016
- ¿Cómo perciben los nietos adultos las relaciones con sus abuelos?. Psicología y Educación: Presente y Futuro . 2119-2127. 2016
- A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorial [The telecare and the elderly: new challenges for intersectoral cooperation]. EduSer. 7:1-11. 2015
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 183-187. 2015
- Retratos do envolvimento paterno com crianças em idade pré-escolar na cidade de Bragança [Pictures of paternal involvement with preschool-aged children in the city of Bragança]. EduSer. 7:58-81. 2015
-
book
-
chapter
- Temas e contextos em educação social no Instituto Politécnico de Bragança. 46-50. 2021
- PALOP students in higher education: the necessary paths of access to academic success. 215-222. 2020
- PALOP students in higher education: the necessary paths of access to academic success. 2020
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 93-128. 2019
- Modern School Movement (MSM). 113-130. 2018
- Pedagogy in participation or mem. A handbook on experiential education: pedagogical guidelines for teachers and parents. 83-85. 2018
- The Jean Piaget’s perspective. A handbook on experiential education: pedagogical guidelines for teachers and parents. 44-46. 2018
- A interacção do adulto com a(s) criança(s). 123-134. 2009
- A itinerância na formação permanente nas famílias do concelho de Vinhais. 937-944. 2000
-
conference paper
- A sensibilidade intercultural em estudantes do ensino superior. 1133-1147. 2023
- A sensibilidade intercultural em estudantes do ensino superior [Intercultural sensitivity in higher education students] . 1146-1160. 2023
- A sensibilidade intercultural em estudantes no ensino superior. 205-205. 2023
- Estudo exploratório sobre as perceções da população imigrante residente no norte e interior de Portugal [Na exploratory study on the percepetions of the immigrant population residing in the north and interior of Portugal] . 1161-1174. 2023
- Old age from a gender's perspective: crossed glances. 9-9. 2023
- Beliefs about school: multiple perspectives. Edulearn Proceedings. 10363-10368. 2022
- Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar. 45-45. 2022
- Os estudantes PALOP face à sensibilidade intercultural. 98-98. 2022
- Discriminação no quotidiano: vivências estudantis 2021
- Discriminação no quotidiano: vivências estudantis. . 1941-1951. 2021
- Perceções dos estudantes da licenciatura em educação social sobre o estágio curricular. 40-48. 2021
- A leitura e escrita: quando o educador de infância faz a diferença. 171-171. 2020
- A leitura e escrita: quando o educador de infância faz a diferença.. 465-474. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual. 62-62. 2020
- Instrumento para el análisis del prácticum en educación social. 198-198. 2020
- Instrumento para el análisis del prácticum en educación social.. 585-594. 2020
- Perceções dos estudantes da licenciatura em educação social sobre o estágio curricular. 367-369. 2020
- Perceções dos técnicos superiores no apoio à pessoa idosa: desafios e necessidades formativas em contexto institucional. 204-205. 2020
- Empatia etnocultural em estudantes do ensino superior. 182-183. 2019
- A supervisão pedagógica enquanto processo isomórfico: um estudo de caso. 137-137. 2019
- A supervisão pedagógica enquanto processo isomórfico; um estudo de caso [Pedagogical supervision as an isomorphic process: a case study]. . 2090-2101. 2019
- Cuidado gerontológico: uma perspetiva interdisciplinar 2019
- Dating violence: an exploratory characterization study in social education students in higher education. 72-76. 2019
- Dating violence: an exploratory characterization study in social education students in higher education.. 72-76. 2019
- Educação: Pensadores ao longo da História: Jerome Bruner 2019
- Empatia etnocultural em estudantes do ensino superior [Ethnocultural empathy in higher education students].. 2629-2640. 2019
- Estudantes PALOP no ensino superior: caminhos necessários do acesso ao sucesso académico. 60-61. 2019
- Professionals' perception about the guidebook Violence against the elderly in the family context. . 143-147. 2019
- Professionals’ perception about the guidebook Violence against the elderly in the family context 2019
- Contributions to training in Social Education: Solving Conflicts dating and Empathy. 411-414. 2018
- Contributions to training in social education: solving conflicts in dating and empathy. International Psychological Applications Conference Trends. 411-414. 2018
- Perceção da empatia em estudantes de educação social: implicações para a formação no ensino superior 2018
- Perceção da empatia etnocultural: implicações para a formação no ensino superior. 128-137. 2018
- Perceção de empatia etnocultural: implicações para formação no ensino superior. 21-21. 2018
- Perceção de empatia etnocultural: implicações para formação no ensino superior. . 128-137. 2018
- Perceção dos netos adultos sobre o seu relacionamento com avós com demência. 4-4. 2018
- Prática de ensino supervisionada na formação bietápica: que sentidos para os estagiários?. 180-180. 2018
- Bolonha e formação inicial de professores e educadores de infância: algumas reflexões. 39-44. 2017
- Dating violence: an exploratory characterization study in social education students in higher education. 118. 2017
- Empathy perception in social education students: an inter-institutional study. European Proceedings of Social and Behavioural Sciences. 2017
- Formation en éducation sociale: de l'organisation des programmes au stage supervisé. 40-40. 2017
- Guide to support victims of domestic violence. 205-206. 2017
- Guidebook for professionals in the identification and signaling of domestic violence against the elderly in the family context 2017
- Guidebook for professionals in the identification and signalling of domestic violence against the elderly in the family context. 206. 2017
- Professionals' perception about the guidebook Violence against the elderly in the family context. 66. 2017
- Cidadania contra a violência doméstica 2016
- Educadores de infância cooperantes: perceções sobre o processo de supervisão. 163-163. 2016
- Fathers´ involvement in the education of preschoolers in the north of Portugal. 1667-1668. 2016
- Father´s Involvement in the lives of preschool-aged children in the northern region of Portugal 2016
- Involucramiento paterno en la educación de niños preescolares en el norte de Portugal ; Fathers´ involvement in the education of preschoolers in the north of Portugal 2016
- Jean Piaget 2016
- Relación Escuela-Familia: ¿Qué nos dicen los mensajes escritos?. 2218-2219. 2016
- Relación Escuela-Familia: ¿Qué nos dicen los mensajes escritos? (School- Parent Relationship: What written messages tell us?). 2901-2906. 2016
- Relación Escuela-Familia: ¿Qué nos dicen los mensajes escritos? ; School- Parent Relationship: What written messages tell us? 2016
- ¿Cómo perciben los nietos adultos las relaciones con sus abuelos?. 1669-1670. 2016
- ¿Cómo perciben los nietos adultos las relaciones con sus abuelos? ; How do adult grandchildren perceive their relationships with their grandparents? 2016
- A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 492-492. 2015
- O idoso e a teleassistência: novos desafios para a cooperação intersectorial 2015
- Perceções de educadores cooperantes sobre o processo supervisivo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 465-466. 2015
- Cuidado mediado tecnologicamente: um estudo exploratório 2014
- Intervenção socioeducativa: contributos para a supervisão na formação inicial em Educação Social. 473-476. 2014
- Teleassistência: um estudo exploratório no distrito de Bragança 2014
- Episódios de intervenção sócio-educativa: uma reflexão. 105-112. 2013
- Histórias e estagiários: contributos para a formação inicial. 18-18. 2013
- Relação escola-família: uma reflexão 2013
- Professional apprenticeship of adult-child interaction 2010
- The professional learning of the adult-child interaction: a multi-contextual study 2010
- A interacção do adulto com a(s) criança(s): processos e cooperação contextualizada 2009
- A interacção do adulto(s) com a(s) criança(s): processos e interacções 2009
- Desafios da formação em contexto. 217. 2009
- Narrativas dos profissionais dos ensinos pré-escolar e primeiro ciclo face às crianças com necessidades educativas especiais: o outro lado da história. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 417-424. 2000
-
document
- A sensibilidade intercultural em estudantes no ensino superior. 205-205. 2023
- Estudo exploratório sobre as perceções da população imigrante residente no norte e interior de Portugal. 212-212. 2023
- Os estudantes PALOP face à sensibilidade intercultural. 98-98. 2022
- Discriminação no quotidiano: vivências estudantis.. 223-224. 2021
- A leitura e a escrita: quando o educador de infância faz a diferença. 171-171. 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual. 62-62. 2020
- Instrumento para el análisis del prácticum en educación social. . 198-198. 2020
- Perceções dos estudantes da licenciatura em educação social sobre o estágio curricular. 367-369. 2020
- Perceções dos técnicos superiores no apoio à pessoa: desafios e necessidades formativas em contexto institucional. 204-205. 2020
- A supervisão pedagógica enquanto processo isomórfico: um estudo de caso.. 137-137. 2019
- Cuidado gerontológico: uma perspetiva interdisciplinar 2019
- Empatia etnocultural em estudantes do ensino superior. 182-182. 2019
- Estudantes PALOP no ensino superior: caminhos necessários do acesso ao sucesso académico [Students from Africa countries with Portuguese as official language (PALOP) in higher education: Required pathways from access to academic success]. 60-61. 2019
- Jerome Bruner: pensadores ao longo da história. 2019
- Contributions to training in Social Education: solving conflicts dating and empathy. 68-68. 2018
- Perceção da empatia em estudantes de educação social: implicações para a formação no ensino superior. s/p-s/p. 2018
- Perceção de empatia etnocultural: implicações para formação no ensino superior.. 21-21. 2018
- Perceção dos netos adultos sobre o seu relacionamento com avós com demência. 4-4. 2018
- Prática de ensino supervisionada na formação bietápica: que sentidos para os estagiários? . 180-180. 2018
- Dating violence: an exploratory characterization study in social education students in higher education. 118-118. 2017
- Empathy perception in Social Education students: an inter-institutional study.. 132-133. 2017
- Guide to Support Victims of Domestic Violence. 2017
- Guide to support victims of domestic violence. 205-206. 2017
- Guidebook for professionals in the identification and signaling of domestic violence against the elderly in the family context 2017
- Guidebook for professionals in the identification and signalling of domestic violence against the elderly in the family context. 206-206. 2017
- Professionals' perception about the guidebook Violence against the elderly in the family context. 66-66. 2017
- Cidadania contra a violência doméstica 2016
- Fathers ´ Involvement in the lives of preschool-aged children in the northern and interior region of Portugal. 32-32. 2016
- Father´s Involvement in the lives of preschool-aged children in the northern region of Portugal. 2016
- Grandparenthood from adult grandchildren' s perspectives. 34-34. 2016
- Involucramiento paterno en la educación de niños preescolares en el norte de Portugal. 1667-1668. 2016
- Jean Piaget 2016
- Relación Escuela-Familia: ¿Qué nos dicen los mensajes escritos? . 2218-2219. 2016
- ¿Cómo perciben los nietos adultos las relaciones con sus abuelos?. 1669-1670. 2016
- A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar. 492-492. 2015
- O idoso e a teleassistência: novos desafios para a cooperação intersectorial 2015
- Cuidado mediado tecnologicamente: um estudo exploratório 2014
- Intervenção socioeducativa: contributos para a supervisão na formação inicial em Educação Social 2014
- Teleassistência: um estudo exploratório no distrito de Bragança 2014
- Episódios de intervenção sócio-educativa: uma reflexão. s/p-s/p. 2013
- Histórias e estagiários: contributos para a formação inicial. 18-18. 2013
-
journal article
- Bullying: perceptions of operational assistants. EduSer. 1-11. 2022
- Intercultural sensitivity: an empirical study with PALOP students in higher education. EduSer. 1-10. 2022
- (In)visibilidade de necessidades percebidas pelos estudantes PALOP. EduSer. 1-16. 2020
- A omnipresença do telemóvel: contributos para uma reflexão. Journal of the Sociology and Theory of Religion. 111-116. 2019
- Identidades espelhadas pelos idosos residentes em Cabo Verde. EduSer. 81-93. 2016
- A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- A teleassistência e o idoso: novos desafios para a cooperação intersectorial. EduSer. 1-11. 2015
- Perceptions of cooperating educators on the supervisory process. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 183-187. 2015
- Pictures of paternal involvement with preschool-aged children in the city of Bragança. EduSer. 58-81. 2015
-
thesis