Empatia etnocultural em estudantes do ensino superior
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A empatia etnocultural é um construto psicológico que granjeou alguma atenção no meio científico,
em parte, devido ao aumento da diversidade populacional nos diversos países. Por outro lado,
também se constata que o número de estudantes que procuram um país estrangeiro, durante a
formação académica no contexto do ensino superior, tem aumentado consistentemente no
decorrer dos últimos anos. Este intercâmbio é entendido como uma estratégia relevante na
mudança de atitudes em relação às diferenças culturais. Neste contexto, e dada a escassa
investigação neste âmbito, o presente estudo procura verificar se a habilidade empática etnocultural
dos estudantes se relaciona com as variáveis pessoais (idade e sexo) e identificar semelhanças e
diferenças entre o grupo de estudantes nacionais e o grupo de estudantes oriundos de países
lusófonos. Foi utilizada uma amostra de conveniência composta por estudantes portugueses (n=70)
e estrangeiros oriundos de países lusófonos (n=70), maioritariamente do sexo feminino e com
idades entre os 18 e os 25 anos, que frequentam uma instituição pública do ensino politécnico
português. Nesta investigação exploratória, de cariz quantitativo, utilizou-se como instrumento de
recolha de informação um questionário composto por questões sociodemográficas e a Escala de
Empatia Etnocultural, composta por 26 itens, que avalia três fatores, a saber: Sentimento e
Expressão Empática, Consistência Empática e Tolerância às Diferenças. Este instrumento
apresentou boas qualidades psicométricas, corroborando a sua utilidade na avaliação da empatia
etnocultural. Os resultados sugerem ainda que a amostra global apresenta uma elevada empatia
etnocultural, não diferindo em função da idade e do sexo dos participantes. Relativamente aos
grupos consagrados verificou-se uma maior empatia etnocultural, bem como uma maior
consistência empática e um maior sentimento e expressão empática nos estudantes estrangeiros
oriundos de outros países de língua portuguesa, comparativamente com os estudantes portugueses.
Importa, pois, avaliar tais diferenças em futuros estudos, com vista a perceber se os resultados se
vão, ou não, alterando ao longo do tempo e em que direção estas diferenças se afirmam, tentando
identificar eventuais mudanças nas dinâmicas de funcionamento da instituição de ensino superior
analisada, que propiciem ou obstaculizem as alterações verificadas.
A empatia etnocultural é um construto psicológico que granjeou alguma atenção no meio científico, em parte, devido ao aumento da diversidade multicultural nos distintos países. Por outro lado, constata-se que o número de estudantes que procuram um país estrangeiro, durante a formação académica no contexto do ensino superior, tem aumentado consistentemente. Neste contexto o presente estudo procura verificar se a habilidade empática etnocultural dos estudantes se relaciona com as variáveis pessoais (idade e sexo) e identificar semelhanças e diferenças entre o grupo de estudantes nacionais (n=70) e o grupo de estudantes oriundos de países lusófonos (n=70). Os participantes eram maioritariamente do sexo feminino e com idades entre os 18 e os 25 anos, que frequentam uma instituição pública do ensino superior português. Nesta investigação exploratória, de cariz quantitativo, utilizou-se um questionário composto por questões sociodemográficas (idade, sexo, ano de escolaridade e país de proveniência) e a Escala de Empatia Etnocultural. Os resultados sugerem que a amostra global apresenta uma elevada empatia etnocultural, não diferindo em função da idade e do sexo dos participantes. Verificou-se igualmente uma maior empatia etnocultural nos estudantes estrangeiros oriundos de outros países de língua portuguesa, comparativamente com os estudantes portugueses. Importa, pois, avaliar tais diferenças em futuros estudos, com vista a perceber se os resultados se vão, ou não, alterando ao longo do tempo e em que direção estas diferenças se afirmam, tentando identificar eventuais mudanças nas dinâmicas de funcionamento da instituição de ensino superior analisada, que propiciem ou obstaculizem as alterações verificadas.
Ethnocultural empathy is a psychological construct that received attention in the scientific literature, in part, due to an increase of multicultural diversity in various countries. Also, the number of students looking for a foreign country has increased consistently.This study aims to examine if students´ emphatic ethnocultural ability is related to personal variables (age and sex) and to analyse the similarities and differences between Portuguese students (n=70) and foreign students from Portuguese-speaking countries (n=70). Participants were mostly female and ages between 18 and 25 years, attending a public higher education institution. In this qualitative and exploratory research, the instruments used were a questionnaire with a set of the sociodemographic questions (sex, age, school year and country of origin) and the Scale of Ethnocultural Empathy. Data gathered from this study highlight that the global sample shows a high ethnocultural empathy, not differing according to the age and sex of the participants. It was also found a higher ethnocultural empathy among foreign students from Portuguese-speaking countries, compared to Portuguese students. Forthcoming studies should deepen these differences in order to perceive whether these results will change over time and try to identify possible changes in the dynamics of the functioning of the institution of higher education analysed, which may favour or impede the changes observed.