Desafios da formação em contexto
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Este estudo resulta de uma investigação desenvolvida no âmbito do Projecto
Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, realizada em Bragança, em quatro salas, num
jardim-de-infância da rede solidária.
Trata-se de uma formação em contexto que tem como alicerce a reflexão sobre o
quotidiano do jardim-de-infância e a qualidade das interacções nele desenvolvidas a partir
da análise do empenhamento do adulto. O instrumento recolha de dados privilegiado foi a
Escala de Empenhamento do Adulto (Laevers, 1994) e a observação participante
realizada pela equipa de apoio, que desenvolve reflexão profissional cooperada sobre o
quotidiano praxiológico. A reflexão despertou uma maior acuidade sobre diferentes
dimensões da pedagogia da infância, nomeadamente a organização dos espaços materiais,
tempo, observação/planificação.
A formação em contexto é desafiante já que, simultaneamente, substantiva a
agência da criança, dos educadores e da equipa de apoio.