- Contact Info
Meirinhos, Manuel Florindo Alves
Positions
- Affiliation
- Publications
- Research
- Contact
- View All
Affiliation
Publications
selected publications
-
academic article
-
book
- Explorando a Inteligência Artificial: práticas educativas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico 2023
- VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2021: livro de atas 2022
- V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: atas da conferência 2019
- V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019: livro de resumos 2019
- IV Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC 2016
- IV Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2016): livro de atas 2016
- Encontro Professores Inovadores com TIC: atas do encontro 2015
- A colaboração em ambientes virtuais: aprender e formar no século XXI 2014
- Aprender Colaborar e Innovar a través de las TIC 2013
- Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC2012): livro de atas 2012
- Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011): livro de resumos 2011
-
chapter
- Evolución de la formación del profesorado en competencias digitales en el CFAE Bragança norte, Portugal. Educación siglo XXI: nuevos retos, nuevas soluciones. Vol. III. 348-365. 2023
- Pensamiento computacional: un movimiento educativo promotor de la escuela de competências. 961-972. 2023
- The emergence of artificial intelligence in education. 34-47. 2023
- Teachers and ICT skills: towards a new digital Iiteracy. 51-64. 2013
- Comunidades de prática de desenvolvimento profissional: condições e desafios de emergência 2010
- Factores condicionantes da aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais: estudo de caso no âmbito da formação contínua de professores 2008
-
conference paper
- Assessment of Digital Teaching Skills: a pilot study based on the precepts of Digcompedu. 491-500. 2023
- Educational robotics and programming in inclusive educational settings: a scoping review. 33-37. 2023
- Pensamiento computacional: un movimiento educativo en la escuela de las competências. 399-399. 2023
- A evolução da formação em competência digital docente em Portugal. 591-601. 2022
- E-Portefólio como recurso para o desenvolvimento de competências digitais. 46-56. 2022
- Professores e alunos universitários usando metodologias ativas em contexto de ensino remoto. 168-181. 2022
- Self-perception of digital competence of teachers in basic and secondary education in Cape Verde. 6673-6680. 2022
- As fake news no contexto da cidadania digital. Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20. 92-98. 2021
- Competence development for the educational integration of digital resources. 11287-11296. 2021
- Competência digital docente: um estudo com os professores do ensino básico e secundário de Cabo Verde. 95-97. 2021
- Competência digital: um estudo sobre as competências dos professores para a integração das TIC em contextos educativos. XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2021: Desafios do Digital: livro de resumos. 457-465. 2021
- Contributos do projeto PerSoParAge para transição digital nos territórios envelhecidos. 68-68. 2021
- Os makerspaces como ambientes pedagógicos inovadores. 507-515. 2021
- Reflexões sobre os desafios da educação na modernidade líquida. Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20. 85-91. 2021
- Superabundância de informação: um dilema na sociedade digital. VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2021. 45-55. 2021
- Tecnologias digitais para o ensino inclusivo: análise das produções apresentadas em congressos brasileiros. 783-805. 2021
- Tecnologias digitais para o ensino inclusivo: análise das produções recentes apresentadas em congressos brasileiros. 269-270. 2021
- A emergência de referenciais de competências para a capacitação digital docente. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 20-30. 2020
- Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do Projeto Gen10s. 20-20. 2020
- Digital educational resources for the basic education. 45-45. 2019
- Edgar Morin: pensadores ao longo da história 2019
- Envelhecimento e tecnologia nos territórios do interior de Portugal. 44-44. 2019
- Exploração de atividades interativas multimédia 2019
- Modelos de integração curricular das tecnologias digitais em contextos de aprendizagem. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 102-112. 2019
- Referenciais de competências digitais para a formação de professores. 1001-1016. 2019
- Exploração de atividades interativas multimédia no 1.º ciclo do ensino básico. 13-13. 2018
- Importância das zonas húmidas: projeto de educação ambiental nos pauis da Praia da Vitória. 409-409. 2018
- Ser Digital 2018
- Exploração de RED com alunos com NEE. Challenges 2017: X Conferência Internacional de TIC na Educação: Aprender nas Nuvens = Learning in the Clouds. 1635-1659. 2017
- Questões éticas na era digital: implicações para a educação. 181-189. 2017
- Educação: pensadores ao longo da história: Seymour Papert 2016
- A educação ambiental na era da globalização digital. 7-25. 2015
- Criação e exploração de atividades interativas multimédia com um aluno portador do síndrome de Down. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 715-716. 2015
- E-Book interativo para aprendizagem do estudo do meio. Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. 36-40. 2015
- Projeto professores inovadores com TIC. Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. 1174-1181. 2015
- A dinâmica de envolvimento na comunidade virtual de prática EVTec. 397-407. 2013
- A utilização da Internet por crianças do ensino básico 2013
- Desenvolvimento de um PLE, com recurso à plataforma Edu20.org, numa turma de alunos de um curso profissional. 408-426. 2013
- O software open source em três agrupamentos de escolas do distrito de Bragança: penetração e utilização. 1161-1172. 2013
- A integração curricular das TIC: diagnóstico de uma escola do Ensino Básico e Secundário. 395-411. 2012
- Criação e utilização de um PLE com recurso à plataforma Edu20 2012
- O computador Magalhães na transformação de práticas educativas do 1º Ciclo 2012
- O computador Magalhães no distrito de Bragança: fatores restritivos à sua utilização 2012
- Utilização de Wikis como recurso pedagógico. 382-394. 2012
- A adopção e uso de software open source numa escola do Distrito de Bragança. 67-84. 2011
- A utilização da aplicação online VoiceThread como complemento à aula de inglês. 175-188. 2011
- Análise das relações entre intervenientes num fórum de discussão em contexto de aprendizagem. 145-162. 2011
- Comunidade virtual de educação especial. 1829-1829. 2011
- Formación y aprendizaje en la sociedad de la información: elementos de un nuevo paradigma 2011
- Interacções em fóruns de discussão com alunos do ensino secundário: uma análise sociométrica. 1069-1069. 2011
- O Facebook como plataforma de suporte à aprendizagem da Biologia. 118-134. 2011
- O advento da escola como organização que aprende: a relevância das TIC. 39-54. 2011
- Potencialidades do Facebook na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo na biologia do 12.ºano 2011
- Utilização de quadros interactivos multimédia numa escola do ensino básico. 337-351. 2011
- Aplicação da análise sociométrica de redes sociais a fóruns de discussão de comunidades virtuais 2010
- El open source en la educación 2009
- Information and communication technology in initial teacher education in Portugal: an analysis of first cycle degree courses in basic education 2008
- Trabajando con grupos en comunidad virtual: estudio de caso en el ámbito de la formación continua de profesores 2008
- B-learning para a formação contínua de professores. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 949-964. 2007
- Collaborative environments work: a case study of teacher training. International Federation for Information Processing. 2007
- Modelos de aprendizagem em ambientes virtuais 2007
- Aprendizagem em ambientes colaborativos a distância: transformação das funções do formador e dos formandos 2006
- B-learning para a formação contínua de professores 2006
- Colaboração e comunidades de aprendizagem 2006
- Collaborative learning environments for teacher education 2006
- Novas funções para formadores e formandos em ambientes virtuais de prendizagem colaborativa: o surgimento de uma nova relação pedagógica 2006
- Plataformas E-learning e a criação de ambientes de aprendizagem colaborativa 2005
-
document
- Exploração de atividades interativas multimédia 2019
- Exploração de atividades interativas multimédia no 1.º ciclo do ensino básico. 13-13. 2018
- Ser Digital 2018
- Encontro Professores Inovadores com TIC: atas do encontro 2015
- Actas da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011) 2011
- Livro de Resumos da Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011) 2011
-
journal article
- Education in liquid modernity: educate and forming in an uncertain world 2023
- Computational thinking in teacher digital competence frameworks. Prima Social. 77-93. 2022
- Contribuciones del proyecto PerSoParAge a la transición digital en territorios envejecidos. Revista Egitania Sciencia. 47-59. 2022
- A Realidade Aumentada no contexto educativo da Educação Básica. EduSer. 99-111. 2021
- Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB. Latin American Journal of Development. 2913-2928. 2021
- Competência digital docente: linhas de orientação dos referenciais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. 2020
- Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s. Medi@ções. 63-78. 2020
- Ageing and Technology in the Territories of the interior of Portugal. INFAD Revista de Psicología. 299-306. 2019
- Building virtual collaborative learning communities for teacher professional development. Revista Internacional de Tecnologías en la Educación. 49-56. 2017
- O ciberplágio como fenómeno emergente no ensino secundário. Revista Electrónica de Investigación y Docencia. 7-22. 2016
- Alteração de práticas educativas com recurso ao computador Magalhães. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 130-134. 2015
- Criação e exploração de atividades multimédia com um aluno portador de síndrome de Down. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 68-72. 2015
- Desafios educativos da geração Net. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 125-129. 2015
- E-book interativo multimédia para aprendizagem do estudo do meio no 3.º ano de escolaridade. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 82-86. 2015
- Práticas educativas com TIC: uma proposta de ação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 121-124. 2015
- El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior. Revista Electrónica de Investigación y Docencia. 91-106. 2014
- O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática. EduSer. 50-65. 2014
- A presença social e cognitiva em ambientes de aprendizagem virtual: estudo de caso com alunos do ensino secundário. EduSer. 31-44. 2011
- As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário. Educação, Formação & Tecnologias. 25-34. 2011
- O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EduSer. 49-65. 2010
- Contributions to the training of the x.0+1 teacher. EduSer. 26-42. 2009
- Las comunidades virtuales de aprendizaje: el papel central de la colaboración. Píxel-Bit: Revista de Medios y Educación. 45-60. 2009
- Modalidades electrónicas na formação contínua de professores: novos desafios 2004
- A utilização da informática em idade infantil 2000
-
thesis
Research
co-principal investigator on
Contact
full name
- Manuel Florindo Alves Meirinhos