Exploração de atividades interativas multimédia no 1.º ciclo do ensino básico
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Esta comunicação visa a partilha de boas práticas de integração curricular de atividades
interativas multimédia no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A experiência de utilização
educativa das TIC enquadra-se no âmbito do projeto “SerDigital”. Este projeto é uma parceria da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança com o Colégio Santa Clara,
em Bragança. Um dos objetivos do projeto é desenvolver competências nas diferentes áreas das
componentes do currículo, bem como nas áreas transversais, integrando as tecnologias
emergentes. As atividades interativas multimédia foram desenvolvidas com o software JClic. O
JClic é um software de autor dirigido para os professores desenvolveram atividades adequadas
aos seus alunos, funcionando diretamente da Internet, em diversas plataformas e sistemas
operativos, incluindo dispositivos móveis (Android). Possui uma grande variedade de atividades
o que permite criar, com criatividade, atividades não apenas centradas na aprendizagem de
conteúdos, mas também no desenvolvimento cognitivo. Para este projeto foram criadas
atividades, para diferentes sessões, adaptadas aos conteúdos que os alunos estavam a abordar no
âmbito do Português, Estudo do Meio e Matemática. Para além das atividades centradas na
aprendizagem de conteúdos foram também desenvolvidas atividades para o desenvolvimento de
competências (observação, lateralidade, memória e noção temporal). Nesta comunicação
pretendemos mostrar algumas dessas atividades, bem como o processo de implementação e uma
reflexão sobre os resultados. Pretendemos ainda disponibilizar as atividades a outros professores
que as queiram integrar no processo de aprendizagem dos seus alunos. O processo de
implementação decorreu durante o ano letivo 2017/18, com a totalidade de alunos do 1.º ano
(N=10), uma hora por semana, de 15 em 15 dias, numa atividade extracurricular denominada
BiblioTIC e centrou-se na exploração das atividades interativas multimédia.