Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do Projeto Gen10s
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Desde o ano letivo de 2017/18 que a Escola Superior de Educação de Bragança, por intermédio do Centro de Competências TIC, está envolvida no projeto Gen10s que impulsiona a inclusão de atividades de programação em Scratch em diversas comunidades escolares de Portugal. O Scratch é uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente de programação possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. A presente comunicação incidirá sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de um milhar de alunos do 5º ano CEB (10/11 anos de idade). Destaca-se o contributo deste projeto para (i) a promoção da criatividade e o sucesso escolar; (ii) a escolha de atividades de aprendizagem de programação com Scratch relacionando-as com os conteúdos das disciplinas das turmas envolvidas; (iii) o incentivo à produção e apresentação de trabalhos em grupo, promovendo a igualdade de género e a partilha das experiências ou programas. Assim, esta comunicação, além de efetuar um breve enquadramento teórico da experiência realizada, evidencia a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, descrevendo-a sucintamente (objetivos, tipo de escolas e alunos envolvidos, recursos utilizados, meios humanos e materiais disponíveis), e analisa as produções dos alunos envolvidos. As produções são analisadas em conformidade com perspetiva tripla: a) a qualidade e eficácia das soluções desenvolvidas pelos alunos; b) a conformidade das mesmas com os objetivos do projeto e, c) a sua adequação aos conteúdos programáticos das disciplinas curriculares dos alunos envolvidos, um dos objetivos fundamentais do programa. Os resultados são analisados de forma qualitativa e quantitativa, de forma a permitir uma compreensão profunda das questões relevantes, retirando ilações sobre pontos positivos e problemáticos encontrados, de modo a minimizar futuras disfuncionalidades, comparando os resultados obtidos nos três anos de aplicação do projeto. Termina-se apresentando algumas sugestões para futuras edições deste projeto, incorporando as lições aprendidas.