Nas últimas décadas, a sociedade tem vivenciado alterações contantes que têm produzido novas necessidades e novos desafios aos sistemas educativos. Uma das transformações mais profundas tem sido a universalização das TIC e do seu contínuo e acelerado desenvolvimento. As crianças convivem com as tecnologias desde os primeiros anos de vida. Estão constantemente ligadas de forma síncrona e assíncrona, através de computadores, tabletes e telemóveis. Recorrem a esses instrumentos digitais em quase todos os contextos da sua vida: para comunicar, para se relacionar, para obter informação, para aprender, para o lazer, etc. As crianças crescem entre ecrãs. Contudo, em ambiente escolar para fins de aprendizagem, esses instrumentos e a mediatização que proporcionam estão bastante longe de terem um local de destaque. O projeto “Ser Digital” pretende quebrar barreiras e aproximar o mundo digital do contexto educativo com a utilização pedagógica de tecnologias emergentes e o desenvolvimento da literacia digital. O projeto resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e o Colégio Santa Clara, em Bragança. Ocorre durante quatro anos, acompanhando a turma atual (ano letivo 2017/18) do 1º ano até ao 4º ano de escolaridade e funcionará como projeto piloto. O projeto tem como finalidade desenvolver competências nas diferentes áreas das componentes do currículo, bem como nas áreas transversais integrando as tecnologias emergentes, e competências digitais necessárias para a vivência na sociedade digital. Assim, delineou-se um conjunto de objetivo: i) explorar, em contexto de aprendizagem curricular, as tecnologias emergentes; ii) explorar atividades interativas multimédia adequadas aos conteúdos de aprendizagem; iii) integrar, em contexto de aprendizagem, recursos educativos com realidade aumentada; iv) planificar sequências de instruções que permitam a realização de uma dada tarefa através da programação por blocos; v) realizar atividades de programação adequadas ao desenvolvimento da lógica e da orientação espacial; vi) criar pequenas histórias com recurso à programação; vii) colaborar na realização de atividades de programação; viii) resolver problemas e criar histórias com recurso à programação por blocos; ix) utilizar em contexto educativo a computação em nuvem; x) colaborar online; xi) utilizar as TIC de forma ética, consciente, crítica e responsável. O projeto assenta na utilização educativa de algumas temáticas emergentes, como aprendizagem multimédia, realidade aumentada, programação por blocos, comunicação online e computação em nuvem, cidadania digital, segurança na Internet, fake news e outras questões emergentes relacionadas com a utilização das redes sociais e da inerente em geral de forma ética e moralmente responsável. A avaliação do projeto será realizada de forma reflexiva e investigativa, assente numa metodologia de investigação-ação baseada na estratégia do estudo de caso. Recorrer-se-á a entrevistas a professores participantes e aos pais, ao registo no diário de bordo e a grelhas de observação para o registo da atividade dos alunos, no sentido de avaliar o seu desempenho na aquisição de conhecimentos e competências e sua motivação. Em algumas circunstâncias poderá também recorrer-se a registos informáticos resultantes da atividade dos alunos. Como resultado da investigação será elaborado um relatório anual.