Efeito da radiação gama nos níveis de tocoferóis em Lactarius deliciosus Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • FCT e COMPETE/QREN/UE- projetos estratégicos PEst-OE/AGR/UI0690/2011 do CIMO e PEst-C/EQB/LA0006/2011 do REQUIMTE; bolsa SFRH/BD/76019/2011 concedida a A. Fernandes
  • Os cogumelos têm uma enorme importância nos setores alimentar e farmacêutico. Apresentam importantes características nutricionais, nomeadamente um alto teor em proteínas e uma baixa concentração de lípidos, para além de extraordinárias propriedades medicinais [1, 2]. O mercado dos cogumelos silvestres chega a atingir mais de mil milhões de euros mas são dos produtos mais perecíveis e tendem a perder qualidade logo após a colheita, o que constitui um impedimento para a distribuição e comercialização do produto fresco. A irradiação gama surge como uma alternativa para assegurar a qualidade e aumentar o seu tempo de prateleira. Neste trabalho, estudou-se a influência da radiação gama nos teores de vitamina E em Lactarius deliciosus L. Gray, um cogumelo silvestre proveniente do Nordeste de Portugal. A irradiação foi realizada num equipamento experimental com fontes de 60Co e as doses aplicadas foram: 0 (controlo), 0,5 e 1,0 kGy. As amostras foram posteriormente armazenadas a 4-5 ºC, durante 8 dias. Após 0, 4 e 8 dias, os teores de vitamina E foram avaliados por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), acoplada a um detetor de fluorescência. Os resultados obtidos indicam a elevada sensibilidade desta vitamina, quer com o tempo de armazenamento quer com a dose de radiação. Por exemplo, apenas as amostras não irradiadas e analisadas de imediato apresentaram β-tocoferol (93 11 μg/100 g ps) e -tocoferol (68 6 μg/100 g ps), duas das isoformas de vitamina E. As restantes formas diminuíram nas amostras irradiadas e/ou armazenadas, provavelmente devido a processos oxidativos. Efetivamente, a sensibilidade da vitamina E à radiação já foi descrita por outros autores [3]. No entanto, o efeito provocado pelo armazenamento superou a influência da dose de radiação, o que pode evidenciar esta técnica como uma potencial metodologia de conservação de cogumelos.
  • Os efeitos da radiação gama no teor de tocoferóis em Lactarius deliciosus L. Gray foi avaliado em amostras submetidas a diferentes períodos de armazenamento a 4 ºC. As doses aplicadas foram 0,5 e 1 kGy a um débito de dose de 2,3 kGy/h, usando uma câmara de radiação gama com fonte de 60Co. Após tratamento, as amostras foram armazenadas sob refrigeração (4 a 5 ºC) e analisadas aos 0, 4 e 8 dias de armazenamento. A composição em tocoferóis foi determinada por HPLC-fluorescência. As amostras não sujeitas a radiação e analisadas de imediato foram os únicos casos em que se detetou β-tocoferol (93±11 μg/100 g massa seca) e γ-tocoferol (68±6 μg/100 g massa seca); sendo que as restantes isoformas diminuíram nas amostras irradiadas e armazenadas, presumivelmente devido a processos oxidativos. Os dados obtidos mostram que, até 1 kGy, a irradiação gama pode fornecer uma alternativa conveniente para garantir a qualidade e prolongar a vida útil de cogumelos.

data de publicação

  • janeiro 1, 2012