Efeito da radiação gama nas propriedades físicas e químicas de amostras de Lactarius deliciosus L. silvestres
Artigo de Conferência
Visão geral
Visão geral
resumo
A curta vida de prateleira dos cogumelos é um obstáculo para a sua distribuição e comercialização em fresco e, portanto, tem havido uma extensa investigação no sentido de encontrar tecnologias que garantam a preservação dos cogumelos, mantendo as suas propriedades organoléticas. A irradiação surge como uma alternativa já que tem sido aplicada com sucesso em vários produtos alimentares (1). Existem na literatura vários estudos de avaliação dos efeitos da aplicação de radiação ionizante em espécies cultivadas de cogumelos nomeadamente, Agaricus bisporus, Lentinus edodes e Pleurotus ostreatus, tal como revisto recentemente pelo nosso grupo de investigação (2). No entanto, não existem praticamente estudos em espécies silvestres, as quais são, em regra, muito valorizadas comercialmente.
Neste trabalho, apresentam-se os resultados de estudos de avaliação dos efeitos da radiação gama nas propriedades físicas e químicas de amostras de Lactarius deliciosus L. silvestres (vulgarmente designadas sanchas ou pinheiras). A irradiação foi realizada num equipamento experimental com fontes de 60Co (doses 0,5 e 1 kGy) e as análises foram efetuadas ao longo do período de armazenamento a 4 ºC (0, 4 e 8 dias). Todos os resultados foram comparados com amostras não irradiadas (controlo). Nas propriedades físicas avaliou-se a massa, a cor e o diâmetro do chapéu (3); nas propriedades químicas determinou-se o valor nutricional e os perfis em ácidos gordos, tocoferóis, mono e oligossacáridos utilizando técnicas cromatográficas (4).
As amostras irradiadas apresentaram propriedades semelhantes ao controlo. Até 1 kGy, a irradiação gama mostrou ser uma alternativa para garantir a qualidade e prolongar a vida útil de cogumelos, uma vez que os efeitos sobre os parâmetros testados foram menos significativos do que os causados pelo tempo de armazenamento.
FCT e COMPETE/QREN/EU: projetos estratégicos PEst-OE/AGR/UI0690/2011 do CIMO e PEst-C/EQB/LA0006/2011 do REQUIMTE; SFRH/BD/76019/2011 de Â. Fernandes.