Percepções e atitudes dos consumidores em relação ao azeite de oliveiras centenárias em Portugal Conference Paper uri icon

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  • O olival, a sua paisagem única e a produção de azeite fazem parte da cultura ancestral e das tradições mediterrânicas. A sua importância permanece atualmente, especialmente em regiões produtoras de baixa densidade. A forte concorrência no mercado atual de azeite pressiona os preços e reduz o rendimento dos produtores, colocando em risco os olivais tradicionais, devido aos seus elevados custos de produção. O futuro dos olivais tradicionais depende de uma diferenciação bem-sucedida orientada para nichos de mercado específicos. Este trabalho pretende compreender as perceções e atitudes dos consumidores portugueses em relação ao azeite de oliveiras centenárias. Para tal, foi realizado um estudo transversal com base numa amostra de 1195 indivíduos. Os resultados mostram que parte significativa dos entrevistados (45,4%) conhece/consome azeite de oliveiras centenárias e tem uma imagem positiva do mesmo, ligada a atributos como "qualidade", "características organoléticas" e preservação do "património cultural" e "biodiversidade". Os fatores de diferenciação mais frequentemente sinalizados foram "características únicas", "tradicional", "maior qualidade" e "confiança no sabor". Embora 16,2% dos entrevistados vejam o produto como "preço elevado", apenas 18,9% não estão dispostos a pagar mais por uma garrafa de azeite. Ainda assim, a maioria dos consumidores que favorecem a valorização económica de tal diferenciação apenas pondera um aumento de preço inferior a 25%.

publication date

  • January 1, 2019