Do public tourism organizations embrace and report social responsibility? Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O estudo tem por objetivo enquadrar o setor termal, em Portugal, considerando as estratégias e os conceitos associados ao produto turístico de saúde e bem-estar, que apresenta especificidades muito particular fruto da utilização do seu recurso não deslocalizável: a água mineral natural. As análises quantitativas que compõem os dados da pesquisa foram alcançadas através da interpretação e tratamento de elementos estatísticos provenientes da atividade termal, entre os anos de 2016 e 2019. Realizou-se uma análise ao setor termal considerando os segmentos de termalismo clássico e de bem-estar termal. Os resultados indicam a forte sazonalidade das termas, com impacto direto nos proveitos gerados concentrados em alguns meses. A procura do produto termal ainda é muito centrada em grupos etários de idades mais avançadas. Estas evidências podem constituir-se como estímulos para a adoção de novas estratégias para o desenvolvimento do setor.
  • O oleoturismo emerge em países do Mediterrâneo, apesar de se manifestar um pouco por todo o mundo. Mirandela, por influência da sua localização geográfica e pelo seu clima extremo, detém a maior mancha de olival da região de Trás-os-Montes (em Portugal). Associado ao olival surgem as construções agrícolas, os produtos endógenos, e uma cultura e identidade ligadas ao azeite. O objetivo deste estudo é identificar o potencial oleoturístico do concelho de Mirandela. A metodologia usada assenta numa abordagem qualitativa de caráter exploratório, recorrendo-se ao estudo de caso. Os resultados apontam para a existência de potencial oleoturístico a ser alavancado através de parcerias público-privadas. Conclui-se igualmente que a implementação efetiva do segmento depende do envolvimento dos agentes locais e da própria comunidade e do alinhamento de interesses.
  • À Associação das Termas de Portugal pela disponibilização de informação relevante que permitiu desenvolver com rigor o presente trabalho. Financiado por fundos nacionais através da FCT ± Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto referência nº: UID/B/04470/2020.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021