A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar uri icon

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  • Este artigo identifica as semelhanças e diferenças na aprendizagem da gestão de comportamentos pelas educadoras-estagiárias de Educação de Infância. Para tal, no âmbito da prática pedagógica final, acompanharam-se dois contextos supervisivos com distintos modos de fazer pedagógico:transmissivo e de participação. O estudo seguiu uma abordagem de natureza descritiva e interpretativa através da triangulação de diferentes fontes de dados (filmagem, notas de campo e portefólio). Os resultados demonstram que a aprendizagem profissional é contextual e que as educadoras-estagiárias e os contextos são realidades indissociáveis, havendo interdependência e interatividade entre as aprendizagens profissionais das candidatas a educadoras e os contextos supervisivos.
  • This article aims to identify the similarities and differences in the learning of behavior management by pre-school teachers-trainees. To accomplish these goals, during the final teaching practice, two pedagogically differentiated supervised contexts were followed: a socio-constructivist and a traditional context. This study followed a descriptive and interpretive approach, based on the triangulation of multiple sources of data (video recording, field notes and portfolio). The results indicated that the professional learning is contextual, that teachers-trainees and contexts are inseparable and that there ́s an interdependence and interaction between the professional learning of behavior management and the contexts where supervision takes place.

publication date

  • November 2015