Comportamento e atitudes dos consumidores de azeite de oliveiras centenárias em Portugal Conference Paper uri icon

abstract

  • Este trabalho pretende compreender as perceções e atitudes dos consumidores portugueses em relação ao azeite de oliveiras centenárias. Para tal, foi realizado um estudo transversal com base numa amostra de 1203 indivíduos. Os resultados mostram que parte significativa dos entrevistados (45,4%) conhece/consome azeite de oliveiras centenárias e tem uma imagem positiva do mesmo, ligada a atributos como "qualidade", "características organoléticas" e preservação do "património cultural" e "biodiversidade". Os fatores de diferenciação mais frequentemente sinalizados foram "características únicas", "tradicional", "maior qualidade" e "confiança no sabor". Embora 16,2% dos entrevistados vejam o produto como "preço elevado", apenas 18,9% não estão dispostos a pagar mais por uma garrafa de azeite.
  • Os autores agradecem à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e ao FEDER no âmbito do programa PT2020 pelo apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2013).

publication date

  • January 1, 2019