Produtividade de uma pastagem submetida a aplicação anual de azoto, fósforo, potássio ou boro Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A fertilização é um dos instrumentos frequentemente utilizados na gestão de pastagens, designadamente para aumentar a produtividade e a qualidade da pastagem e equilibrar as componentes gramínea e leguminosa. Estudos de fertilização são relativamente abundantes em pastagens melhoradas com introdução de espécies semeadas, mas não tanto em pastagens de vegetação espontânea. Em Bragança, na Qta de Sta Apolónia, decorre um ensaio onde, desde 2013, se têm aplicado cinco modalidades de fertilização anual, designadamente aplicação de azoto, de fósforo, de potássio ou de boro, de forma isolada, e uma modalidade testemunha sem fertilização. A produção de biomassa aumentou de forma significativa apenas na modalidade fertilizada com azoto, tendo correspondido a 122% da obtida na modalidade testemunha (efeito acumulado de 5 anos). A biomassa surge mais rica em proteína na modalidade fertilizada com azoto e, respetivamente, também mais rica em cada talhão nos minerais que se aplicaram como fertilizante.
  • Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e FEDER, através do programa PT2020, no âmbito do financiamento do CIMO (UID/AGR/00690/2013).

data de publicação

  • janeiro 1, 2018