Episódios de intervenção sócio-educativa: uma reflexão Conference Paper uri icon

abstract

  • A supervisão da intervenção socioeducativa faz parte do quotidiano da nossa atividade profissional na Escola Superior de Educação de Bragança. Assumindo uma supervisão ecológica (Alarcão & Canha, 2013; Shon, 2001) e uma reflexão analisada mais como uma prática social do que como uma atividade privada (Dewey, 1953; Zeichner, 1993), apresentamos um estudo que visa explorar os episódios de intervenção socioeducativa relatados pelos formados (N=67), no âmbito da licenciatura em Educação Social. Para isso foi utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Assim esperamos contribuir para que os supervisores possam refletir acerca do papel que desempenham e, em conformidade, melhorar os serviços prestados aos formandos.
  • A supervisão da intervenção socioeducativa faz parte do quotidiano da nossa atividade profissional na Escola Superior de Educação de Bragança. Assumindo uma supervisão ecológica (Alarcão & Canha, 2013; Shon, 2001) e uma reflexão analisada mais como uma prática social do que como uma atividade privada (Dewey, 1953; Zeichner, 1993), apresentamos um estudo que visa explorar os episódios de intervenção socioeducativa relatados pelos formandos (N=67), no âmbito da licenciatura em Educação Social. Para isso foi utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Assim esperamos contribuir para que os supervisores possam refletir acerca do papel que desempenham e, em conformidade, melhorar os serviços prestados aos formandos.

publication date

  • January 1, 2013